Câmara Municipal estuda dois locais no Centro de Fortaleza para a nova sede
Atualmente no Luciano Cavalcante, o Poder Legislativo deve voltar para a região central após 10 anos de especulações

O comando da Câmara Municipal de Fortaleza está com tratativas avançadas para concretizar uma ideia que ronda a Casa há mais de 10 anos: o interesse de levar a sede do Poder Legislativo para o Centro da Capital. Há dois espaços selecionados e sob análise mais aprofundada e a definição está em fase final.
Esta Coluna apurou que a comissão designada no começo do ano pelo presidente Léo Couto (PSB) para tratar do assunto está em fase de levantamento da documentação dos locais selecionados para avaliar a viabilidade do negócio.
Em um encontro no início da semana com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o presidente da Casa reforçou a ideia, declarando que, se tudo der certo, o local da nova sede no Centro será anunciado em breve. Diante das especulações que já ocorreram sobre o assunto, ele enfatizou: a possibilidade é concreta.
Ideia começou a ser levantada antes de 2010
A ideia de levar a sede da CMFor para o Centro não é nova. Ela surgiu durante a gestão de Salmito Filho (PSB), entre 2009 e 2010, período em que foram realizados estudos preliminares entregues à Casa Legislativa.
A iniciativa também dialoga com os planos da atual gestão da Prefeitura Municipal de Fortaleza para a revitalização do perímetro central, que é um foco do prefeito Evandro Leitão (PT). Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza já está instalada no Centro.
Veja também
Revitalização do Centro
A mudança para o Centro pode dar uma contribuir para o processo de revitalização da área, gerando mais circulação de pessoas na região e levando o peso da representação popular, o que pode contribuir com emprego, renda e segurança.
O presidente da CDL, Assis Cavalcante, estima que a mudança poderá atrair entre 4 mil e 5 mil pessoas diariamente à região. Além dos servidores públicos e vereadores, que irão consumir no Centro, a volta da Câmara para a região histórica é vista como fundamental por aproximar o Poder Legislativo da população.
Presidente elegeu a mudança como prioridade
Leo Couto defende a mudança, destacando que o prédio atual, no bairro Luciano Cavalcante, tem capacidade limitada para comportar adequadamente gabinetes e instalações, receber cidadãos, oferecendo acessibilidade.
Ele mencionou que a transição para o local atual teve início durante a presidência de seu pai, José Maria Couto, e foi concluída em 2004. Naquela época, a sede anterior, localizada na Rua Antonele Bezerra (no bairro Meireles), não comportava mais as necessidades do parlamento devido à pouca estrutura física e ao aumento do número de vereadores.
A percepção agora é, novamente, de que o Legislativo precisa de mais espaço. O novo prédio buscaria proporcionar um "ambiente espaçoso e moderno".
Várias sedes da Câmara
A Câmara de Fortaleza já funcionou no Centro em diferentes momentos de sua história, antes de ser transferida para a Aldeota nos anos 1970 e, posteriormente, para o Luciano Cavalcante em 2004.
Um projeto para instalar a sede no prédio do antigo Lord Hotel, em frente à Praça José de Alencar, chegou a ser elaborado, mas não avançou. Este local, inclusive, não está mais nos planos da Casa.