Após vários anos, o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, receberá novamente um Boeing 747-400. Dessa vez da empresa americana de transporte de cargas Atlas Air.
O Boeing 747 é conhecido como “Rainha dos Céus” devido a sua relevância cultural e econômica para a aviação mundial.
Veja também
A aeronave foi a primeira a ter fuselagem larga (widebody), por isso ficou logo conhecida como Jumbo Jet, jato jumbo, tendo seu primeiro voo no fim da década de 60.
A aeronave é conhecida pelo “cocuruto”, ou andar (deck) superior de passageiros, que certamente inspirou aeronaves como o Airbus A380.
O 747 tinha saída de Miami para Fortaleza prevista para esta sexta-feira (4) com previsão de chegada, segundo registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para 15h40 e depois partiria para Manaus às 17h40. Esses horários, contudo, sofreram alterações.
Agora, a nova previsão de pouso será às 3h30 do sábado (5), horário local.
Revolucionário, o 747 permitiu mais pessoas voarem mais longe e mais rápido. Isso porque possui 4 motores e asas enormes, o que conferia confiabilidade para cruzar oceanos e grande autonomia.
Uma das últimas vezes que Fortaleza recebeu um Boeing 747 foi em 2016 quando o Ed Force One, aeronave – ícone dos metaleiros do Iron Maiden, trouxe a banda para show histórico no Castelão.
O Boeing 747-400 consegue transportar até 130 toneladas de cargas, muito mais que o Beluga que visitou Fortaleza em 2022.
Dessa vez, grupos de aviação citam que a vinda do Atlas estaria relacionada ao transporte de maquinários para a fabricante de veículos Honda.
Como o Ceará não possui instalações industriais da montadora, é possível que a vinda do jumbo cargueiro seja para carregar maquinários em Fortaleza que devem ter chegado pelo Porto do Pecém. Daqui, o avião segue para Manaus, onde a Honda possui instalações.
Perguntamos a assessoria de imprensa da Atlas Air o motivo da vinda do Boeing 747-400 a Fortaleza, mas, até a publicação, não recebemos resposta.
Na versão para aviação comercial, o Boeing 747 usualmente tem capacidade para mais de 400 passageiros em suas versões de menor densidade.
No Brasil, a alemã Lufthansa faz rotas com passageiros com a versão mais recente da aeronave (Boeing 747-800), entre Guarulhos e Frankfurt.
Fortaleza ainda não recebeu a versão 800, uma das maiores aeronaves do mundo.
Infelizmente, a produção dos 747 se encerrou e a última aeronave produzida, um 747-8 cargueiro, foi entregue justamente a Atlas Air.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.