Conheça 7 fatos sobre o retorno do voo Fortaleza-Orlando da Gol

Legenda: O voo Fortaleza-Orlando é feito em um Boeing 737-Max 8.
Foto: Renato Bezerra/Diário do Nordeste

Esta coluna esteve no voo re-inaugural entre Fortaleza e Orlando (capital do Sol para a capital mundial da diversão) a convite da companhia aérea Gol e da parceira Smiles Viagem.

Conheça 7 fatos sobre o retorno do voo, que não operava desde o início de 2020:

1. O voo operou com máxima ocupação de assentos: 176 passageiros de 176 assentos disponíveis, dado que as 5 primeiras fileiras possuem assentos bloqueados. Na verdade, portanto, a aeronave opera com 186 assentos, sendo que no voo internacional, apenas 176 são vendidos.

O voo inaugural em sentido contrário, também no dia 27, Orlando-Fortaleza, operou com aproximadamente 160 passageiros.

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2. Dos 176 passageiros do trecho de ida, 102 vieram de outros aeroportos brasileiros realizar conexões em Fortaleza. Foram passageiros vindos de Brasília, Congonhas, Guarulhos, Salvador e Rio de Janeiro. A Gol informa que o horário do voo para Orlando permite que haja essa alimentação doméstica em Fortaleza, privilegiando o fato que a cidade na Flórida é grande centro receptor de brasileiros. 

Segundo a companhia, é compreensível que o voo Fortaleza-Orlando tenha alto número de passageiros de fora de Fortaleza mesmo, dado esse perfil turístico da cidade americana. Já no trecho Fortaleza-Miami, por haver muita capilaridade com a parceira American Airlines, vê-se uma operação com maior presença de americanos visitando o Ceará e de passageiros oriundos de Fortaleza (menor percentual de conexões).

Já falamos sobre ações realizadas pelo Governo do Ceará e pela Gol para atrair mais americanos ao Ceará.

3. O trecho Fortaleza-Orlando, pela duração da operação, opera com tripulação composta (2 comandantes e 1 copiloto; 5 comissários — normalmente são 4 em voos mais curtos. Tudo de acordo com a Lei do Aeronauta

Interessante que, segundo fontes, o voo Fortaleza-Miami, que é apenas poucos minutos mais curto que Fortaleza-Orlando, opera com tripulação simples: comandante e copiloto e 4 comissários.

Ainda mais interessante é ver que a Gol, embora precise operar com mais tripulação na rota, optou por retorná-la, evidenciando como é estratégia para a companhia.

Conversando com fontes da Gol na viagem, soubemos que as operações internacionais estão com resultados comerciais acima do esperado.

Inclusive, expansão internacional é novo pilar da Gol, estimulado pelo Grupo Abra. 

A Gol lançou vários novos destinos internacionais no Caribe a partir de Brasília e Guarulhos.

Executivos da Gol, a secretária de estado do Turismo, Yrwana Albuquerque, e a secretária executiva do Turismo de Fortaleza no evento de lançamento do voo
Legenda: Executivos da Gol, a secretária de estado do Turismo, Yrwana Albuquerque, e a secretária executiva do Turismo de Fortaleza no evento de lançamento do voo
Foto: Divulgação/Gol

4. Mesmo com a aeronave muito carregada, decolamos “curto” em Fortaleza. Saímos do chão ainda próximo à taxiway Delta, numa corrida de decolagem que estimo próxima a 2.200 metros na pista 13 do Fortaleza Airport. Tudo bem que a operação foi noturna e ao nível do mar, o que vai ao encontro de decolagens mais rápidas, porém, para um avião com combustível para cumprir 7 horas e meia de voo (mais possíveis alternados), 184 pessoas a bordo (176 passageiros, 3 pilotos e 5 comissários) e, muita bagagem de mão, para dizer o mínimo, foi um belo desempenho.

Isso tudo mostra a excelente performance do Boeing 737-Max 8 em longo alcance. Ainda, interessante que a Gol realiza voos de até 8 horas com o Max, porém, Azul e Latam, não operam o mesmo com o Airbus 320 Neo, rival do Boeing.

Em Fortaleza para realizar voos a Miami, mais perto que Orlando, a Latam precisa usar o grande o Boeing 787-900.

Ponto para o 737-Max sobre o mais vendido A320 Neo. 

O futuro da aviação deverá ser, cada vez mais, de internacionais realizados com aeronaves de fuselagem estreita. 

5. O voo conta com dois serviços de bordo. Um, logo após a decolagem, opções quentes eram um quiche quatro queijos ou uma crepioca de presunto e queijo. Escolhi o segundo e estava bem gostoso e quentinho.

Com duas horas para o pouso, mais de 5 horas de voo, a segunda boa refeição: sanduiche quentinho de queijo e presunto com café e suco de laranja.

Ainda, como voo inaugural é especial, a Gol deu o mimo final: docinhos de festa. Brigadeiros e docinho de leite, bom demais.

Serviço de bordo
Legenda: O voo conta com dois serviços de bordo. Um, logo após a decolagem, com opções quentes e a segunda faltando duas horas para o pouso
Foto: Igor Pires

6. O fato de o voo ocorrer com aeronave de fuselagem estreita não o torna de todo menos confortável, porque o espaçamento entre as poltronas que a Gol escolheu é bom, é de até 32 polegadas, até mais que a utilizada em aeronaves widebodies, fuselagem larga, como o Airbus 330-220 e o Boeing 787-900.

Por outro lado, é verdade que o widebody dá uma dimensão de mais espaço ao passageiro, porque possui dois corredores, fazendo com que até o passeio pelo avião seja mais fácil.

Ainda, a Gol permite entretenimento de bordo direto na tela do celular ou do computador, com filmes e séries disponíveis. Pena que não há interruptor para computador, apenas entrada USB.

7. O voo matinal permite belíssimas imagens do mar caribenho, a poucas horas da chegada em Orlando

Voo diurno sobre o mar caribenho
Legenda: O voo diurno sobre o mar caribenho é belíssimo
Foto: Igor Pires

Voo semanal

A companhia disponibiliza um voo semanal direto saindo do Fortaleza Airport para a cidade americana na Flórida, reforçando sua oferta internacional no Ceará. Autoridades estiveram presentes para celebrar o retorno do voo direto da capital do Sol para a capital mundial da diversão.

Para celebrar o retorno dessa rota tão importante para o turismo nordestino, uma faixa foi colocada no embarque no Fortaleza Airport, que contou com a presença da secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; Paola Braga, secretária executiva de turismo de Fortaleza; Jonas Dezidoro, secretário executivo de turismo do Ceará; Thais Reder diretora de operações da Fraport Brasil Fortaleza, além de Vinicius Batista, coordenador de mercados internacionais, Andrea Piagentin, gerente de marketing, ambos da Gol e Rodrigo Possatto, diretor da Smiles Viagens.

*O colunista viajou a convite da Smiles Viagem, Gol e Universal Parques em Orlando.



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