Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais aeroportos no interior com voos comerciais

Legenda: Aeroporto de Jericoacoara é um dos bons exemplos de aviação regional do Ceará
Foto: Helene Santos

O Nordeste finalizou o ano de 2022 com 32 aeroportos de cidades do interior operando voos comerciais. O aumento é de 68% na comparação com 2019, quando havia operações em 19 aeroportos. Os estados de Alagoas e Sergipe ainda não possuem aeroportos no interior com voos comerciais. 

Veja também

O crescimento é ótimo para o desenvolvimento da aviação regional das localidades e dinamiza a economia, provocando a busca por serviços mais destacados, como hotelaria, transfers, melhores restaurantes, como já retratamos ano passado. 

O crescimento dos voos tem se dado em vários estados nordestinos, com destaque para a Bahia que tem 12 aeroportos do interior com voos comerciais, estado que conseguiu atrair um hub com a Gol e a Voepass. A Voepass tem voado com aeronaves ATR-72 para Barreiras, Ilhéus, Lençóis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Una e Vitória da Conquista.

A Aazul é outra companhia que finalizou 2022 com voos comerciais para Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Lençóis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Una e Vitória da Conquista. 

A Abaeté Linhas Aéreas, empresa local, voa para Maraú e Cairu.

O Ceará é também destaque com 7 aeroportos interioranos operando com voos comerciais, estando em 2º lugar na região. O estado conseguiu reacender a aviação regional sobretudo com o grande número de operações da Azul Conecta (como já mostramos) com voos de Fortaleza para Jericoacoara, Sobral, São Benedito, Crateús, Iguatu, Aracati. A Azul voa para Juazeiro do Norte, o 7º aeroporto do estado.

Além disso, a Voepass voa com o ATR-42 para Juazeiro do Norte (4º maior aeroporto do interior nordestino) e Jericoacoara (Cruz, 6º maior do Nordeste). A mídia especializada também ventilou as negociações entre o Governo do Rio Grande do Norte e a Voepass para voos entre Mossoró e Fortaleza, em parceria com a Gol. 

Em Pernambuco, são 6 aeroportos regionais com voos comerciais: Petrolina (3º aeroporto interior nordestino) e Fernando de Noronha (8º), adicionados aos aeroportos de Araripina, Caruaru, Garanhuns, e Serra Talhada.

Os quatro últimos aeroportos estão operando voos comerciais com a Azul Conecta, ligados com o aeroporto de Recife e o grande hub da Azul.

O Maranhão também conseguiu dar um salto no número de aeroportos comerciais com a inauguração do aeroporto da cidade de Barreirinhas em 2022, porta de entrada para a bela região dos Lençóis Maranhenses. A cidade conta com os voos da Azul Conecta desde então, tendo movimentado por volta de 100 passageiros em dezembro.

O outro aeroporto no Maranhão é na cidade de Imperatriz, tradicional destino, 7º maior movimentação do interior nordestino.

A Paraíba também aumentou de um para dois aeroportos as operações comerciais, tendo recebido a Azul Conecta em Patos. As operações na cidade paraibana são o segundo mercado da Conecta no Nordeste, atrás apenas da Rota das Emoções, tendo operado 24 trechos de ida e volta em dezembro. 

O outro aeroporto paraibano é na importante Campina Grande, que recentemente ganhou ligação direta com o hub Gol em Salvador: é o 9º maior aeroporto do interior.

O Piauí, conseguiu também emplacar seu segundo aeroporto regional com operações comerciais, São Raimundo Nonato. Em dezembro passado, passou a receber movimentações com o ATR-72 da Azul, e as ocupações foram excelentes: o trecho São Raimundo Nonato-Recife operou com mais de 95% de ocupação.

Outro destaque fica pela afirmação de movimentação recorde de passageiros em Parnaíba, históricas nos últimos 20 anos. Em 2022 praticamente 30 mil passageiros; em 2019 foram apenas 6,5 mil. Esses bons números de Parnaíba demonstram o motivo pelo qual empresas como a Azul estarem fazendo voos triangulares entre Campinas, Jeri e a cidade. A empresa inclusive já anunciou voos de Confins (outro hub Azul), até Parnaíba.

O Rio Grande do Norte não teve incremento de aeroportos interioranos com voos comerciais. Porém, alguns últimos movimentos podem indicar que Mossoró, grande cidade, terá dias melhores doravante com a aviação.

Nos últimos 5 anos, a cidade só teve, aproximadamente, 1 voo diário da Azul com o ATR. Porém, em novembro passado, a cidade recebeu a Azul Conecta e boas ligações com Fortaleza e Natal, ainda que com baixa frequência.

Do lado da estrutura aeroportuária, o Governo potiguar conseguiu que a Infraero reassumisse a gestão do aeródromo, que promete desenvolver mais o equipamento. Torcemos por isso!

Os 20 aeroportos mais movimentados do interior do Nordeste

Interiorização da Aviação Comercial

Buscamos conhecer a relevância das operações regionais para os estados do Nordeste. Calculamos então a porcentagem de passageiros que passam nos aeródromos frente à totalidade de passageiros aéreos em cada estado (aeroporto capital + aeroportos regionais).

Assim, a interiorização da aviação comercial em alguns estados, chega a quase 35% no caso da Bahia, demonstrando, a pujança do grande estado da região, que tem cerca de 15 milhões de habitantes. Não apenas a grande quantidade de aeroportos, mas esse conjunto consegue movimentar 50% da quantidade aérea de Salvador, que em dezembro, foi de 604.320 passageiros. A Bahia é ponto fora da curva do Nordeste!

O Maranhão também se destaca com aproximadamente 15% de interiorização com destaque para Imperatriz que, sozinha, tem quase 20% da movimentação de passageiros da capital São Luís. Aqui o apelo é que mais aeroportos surjam, sobretudo pelo grande tamanho do estado.

Num bloco intermediário, tem-se o Ceará, Pernambuco e Paraíba com 11%, 8% e 7% de interiorização das movimentações aéreas: Pernambuco até movimenta mais passageiros regionais, porém, a quantidade grande de passageiros em Recife, baixa a porcentagem em relação ao Ceará.

Novos aeroportos

Temos uma boa perspectiva de que no médio prazo, Alagoas terá seu primeiro aeroporto regional com voos comerciais, dado que o Governo local anunciou o início das obras para construção de um relevante aeroporto em Maragogi, que tem uma das praias mais visitadas do Nordeste.

Jericoacoara é ótimo exemplo de como a demanda turística de grandes destinos pode se multiplicar enormemente quando se tem um bom aeroporto por perto. Desejamos o mesmo sucesso à localidade da bela Alagoas.

Torcemos também que outros aeroportos no Bahia voltem a ter operações comerciais, como o aeroporto de Valença, porta de entrada para a bela praia de Morro de São Paulo.

Perspectiva das operações regionais no Ceará

Os números da Azul Conecta no Ceará mostram uma evolução entre novembro e dezembro, respectivamente, primeiro e segundo meses de operações em todos os municípios cearenses.

A quantidade de passageiros aumentou mesmo com menos decolagens conforme tabela:

Dados preliminares mostram que os números de janeiro serão ainda melhores, sobretudo porque menos voos foram cancelados.

Pegando o caso de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, janeiro movimentou maior quantidade de que os dois meses prévios.

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.

 

Este conteúdo é útil para você?


Assuntos Relacionados