Fortaleza divulgou vídeo mostrando apenas as pernas de jogadores que embarcaram para Recife
A primeira semana útil de futebol em 2020 ficou marcada, antes dos jogos deste meio de semana, incluindo Sport X Fortaleza (hoje, às 20h30) e Ceará X Internacional (quinta, 19h), pelos casos de Covid-19 no Fortaleza Esporte Clube. Foram 10 atletas confirmados. Mas o clube, por decisão interna, preferiu não divulgar quem eram os infectados que ficariam de fora da partida contra o Leão pernambucano.
A semana tricolor contou com relativo esforço para evitar que a informação chegasse aos torcedores, incluindo a imprensa. Para finalizar, um vídeo do embarque tricolor seguiu o mistério sobre os casos de Covid-19, mostrando apenas as pernas dos atletas para que não fosse possível identificar o elenco que viajou.
Confira o vídeo abaixo
Vários torcedores não curtiram a mensagem e criticaram: "Que piada. Desnecessário e não compatível com a grandeza do clube. Deixe que a imprensa ou o adversário saiba quem é. Assim, parece que não confia nos jogadores disponíveis, já que a justificativa é pra não dar vantagem ao rival", disse um seguidor no Twitter. Um entre vários comentários.
O debate acendeu uma curiosidade. Quais times da Série A atuam desta forma com relação aos casos de Covid-19? Há vantagem nisso? Não seria uma informação de saúde pública que estaria sendo posta em segundo plano por um questionável ganho esportivo?
As respostas podem ser verificadas abaixo. Dos 20 times, 8 fazem mistério com relação aos infectados. Dos 8 primeiros colocados na competição, apenas 2 adotam a "estratégia". Quatro dos 8 que fazem mistério estão na metade inferior da tabela. A conclusão fica a cargo dos leitores. Mas o assunto carece de maior discussão e também de regulamentação por parte da CBF.
Divulga nomes de atletas infectados antes dos jogos?
- São Paulo - SIM
- Flamengo - NÃO (mas divulga lista de relacionados)
- Atlético-MG - SIM
- Internacional - NÃO
- Grêmio - SIM
- Palmeiras - SIM
- Fluminense - SIM
- Santos - SIM
- Corinthians - SIM
- Ceará - NÃO
- Athletico/PR - NÃO (mas divulga lista de relacionados)
- Atlético/GO - SIM
- Bragantino - SIM
- Fortaleza - NÃO
- Sport - SIM
- Bahia - NÃO
- Vasco - SIM
- Goiás - SIM
- Botafogo - NÃO
- Coritiba - NÃO