Exclusivo! Shell confirma interesse no Hub H2V do Pecém

Khatarina Gruenberg, principal executiva da área de Hidrogênio Verde da multinacional holandesa, disse ao secretário Maia Júnior que sua empresa tem interesse em produzir e exportar Hidrogênio Verde no Ceará.

Legenda: No Complexo Industrial e Portuário do Pecém, deverá ser implantado o Hub do Hidrogênio Verde no Ceará, com possível participação da Shell
Foto: Guilherme Lima / Complexo do Pecém

Na manhã desta terça-feira, 2, em Roterdã (Holanda), o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará, Maia Júnior, reuniu-se com Katharina Gruenberg, principal executiva da multinacional Shell na área de Hidrogênio Verde no Porto de Roterdã, que confirmou o interesse da empresa de investir na produção e exportação de Hidrogênio Verde na área do Complexo do Pecém.

A reunião, que seria amanhã de forma presencial, teve de ser realizada hoje porque um filho da sra. Gruenberg contraiu a Covid-19, impedindo o encontro pessoal com o secretário cearense.

De acordo com Maia Júnior, a executiva da Shell revelou que sua empresa já elaborou uma planta de produção de Hidrogênio Verde no Porto de Roterdã e, agora, volta-se para o Complexo do Pecém, onde a empresa tem planos de produzir e exportar o H2V para a Europa, tendo Roterdã como porta de entrada.

Feliz com o resultado da reunião com Khatarina Gruenberg, o secretário Maia Júnior está, hoje, em Roterdã, participando de uma grande feira internacional, uma das maiores da Europa, que reúne empresas de toda a cadeia produtiva da navegação mundial.

Nessa feira, o Porto do Pecém tem um estande, já visitado por investidores de vários países, todos eles interessados em obter mais informações sobre o Hub do H2V do Ceará, como informou Maia Júnior, que se faz acompanhar de sua secretária Executiva de Indústria, Rosane Medeiros.

Da programação técnica da feira, faz parte o Brazilian Network Day, promovido pela Embaixada do Brasil na Holanda com o objetivo de mostrar toda a potencialidade brasileira na área da infraestrutura e da produção de energias renováveis, com destaque para o Hidrogênio Verde.

A Feira tem os seguintes objetivos: 1) Criar Digitalização para Interações Inteligente; 2) Envolver Jovens Talentos da Próxima Geração; 3) Fazer Ondas Sustentáveis de Transmissão de Energia; 4) Financiar os Navios do Futuro.

O secretário Maia Júnior fará, no final da tarde de hoje, uma palestra sobre o Ceará e seu projeto do Hub do H2V no Complexo do Pecém. Maia falará sobre as oportunidades de investimento no Ceará e a diretora Comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, falará sobre o Porto do Pecém e sua área industrial, incluindo a Zona de Processamento para Exportação (ZPE).

Amanhã, quarta-feira, Maia Júnior viajará para Copenhagen, capital da Dinamarca, onde cumprirá uma agenda de reuniões com diretores e executivos de empresas da Escandinávia (Suécia, Noruega e Dinamarca).