Evangelho de hoje, sábado, 16/07 (Mt 12,46-50)

Jesus disse aos seus discípulos: "Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'  E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'  

Reflexão - Fazemos parte da família de Jesus?

Veja também

'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' Respondendo a esta pergunta feita por Ele mesmo, Jesus esclarece qual é o critério para que, a exemplo de Sua Mãe, todos nós façamos parte da Sua família: “todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.  Sabemos que Nossa Senhora, desde a Encarnação de Jesus até a Sua morte e ressurreição fez a vontade de Deus e soube confiar no Seu plano. Por isso é chamada de corredentora! Contribuiu para que todo o projeto de Salvação por meio do seu Filho Jesus se realizasse conforme a vontade do Pai.  Fazer a vontade de Deus é, portanto, a condição que Jesus nos apresenta para que sejamos considerados membros da Sua família. Jesus continua apontando para nós, como fez quando distinguiu os Seus discípulos. A vontade do Pai é que todos nós, pela Fé em Jesus Cristo, alcancemos a salvação e a vida eterna sem fim.  Seremos participantes da graça de filhos, de irmãos e irmãs, se, vivendo o nosso Batismo   estivermos abertos a fazer tudo conforme Deus nos manda realizar.  Portanto, hoje Jesus nos distingue como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus Pai, tendo Maria como Mãe, irmãos Seus e motivados pelo poder do Espírito Santo, a fazer a vontade do Pai. - Você também se considera da família de Jesus Cristo? – O que você entende por fazer a vontade de Deus? – Você é discípulo (a) de Jesus? - O que falta para que você faça a vontade do Pai aqui na terra do jeito que ela acontece no céu? - Quando você pronuncia essas palavras Jesus também aponta para si?  

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO