Empresa pernambucana constrói Terminal no Pecém

A Carrilho Infraestrutura ergue o Terminal de Combustíveis do Complexo do Pecém, que terá 13 gigantescos tanques de armazenagem

Escrito por
Egídio Serpa egidio.serpa@svm.com.br
(Atualizado às 14:50)
Legenda: O Complexo Industrial e Portuário do Pecém terá em dois anos um Parque de Armazenagem de Combustíveis
Foto: José Leomar / SVM

Executadas pela Construtora Carrilho Infraestrutura, empresa pernambucana da construção pesada, prosseguem as obras de de construção do Terminal de Armazenamento de Combustíveis do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Com esse equipamento, Pecém consolidará sua posição estratégica na infraestrutura logística do país.

O empreendimento, localizado a 50 km a Oeste de Fortaleza, tem investimento estimado em R$ 430 milhões na primeira fase, devendo contar com 13 tanques, cuja capacidade total será de 130 milhões de litros de combustíveis. A estrutura será classificada e alfandegada, com interligação direta ao Porto do Pecém.

O prazo estimado para conclusão das obras é de dois anos, ao longo dos quais serão gerados cerca de 500 empregos diretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local cearense.

Esta será a sexta grande obra do portfólio da Carrilho Infraestrutura no setor. Desde 2010, a empresa já executou terminais fluviais em Itacoatiara (AM) — considerado o maior porto fluvial do Brasil —, Porto Velho (RO), Santarém (PA) e Sinop (MT), além de participar da movimentação de combustíveis – como o etanol – oriundo ds fontes produtoras do Centro-Oeste. Em Itacoatiara, a Carrilho foi responsável pela construção de um porto flutuante único no país, que opera durante todo o ano, inclusive no período de seca, com infraestrutura comparável à de plataformas de petróleo.

Segundo Carlos Carrilho, vice-presidente e diretor técnico da construtora, o uso de estruturas metálicas especiais, concreto armado e tecnologias importadas de plataformas offshore reforça a excelência da Carrilho Infraestrutura na execução de obras em regiões de difícil acesso.

“A localização estratégica dos empreendimentos reforça o papel da Carrilho Infraestrutura na logística nacional, especialmente na integração do agronegócio do Centro-Oeste com os corredores de escoamento do Norte e Nordeste. Temos experiência em regiões desafiadoras, unindo engenharia de alto padrão e expertise logística para movimentação de grandes volumes de carga e combustíveis”, destaca.

Com o novo terminal do Pecém, a empresa fortalece ainda mais seu posicionamento no mercado, explorando novas frentes de negócios e levando a credibilidade da marca Carrilho para o cenário industrial nacional. A operação será financiada com apoio do Banco do Nordeste (BNB) e abre espaço para futuras ampliações, com possibilidade de dobrar a capacidade de armazenagem. “O que começou como um sonho há mais de meio século se traduz, hoje, em expertise técnica, compromisso com a excelência e visão de futuro. A Carrilho Infraestrutura é um passo natural de quem sempre soube construir grandes projetos — agora em uma escala ainda maior”, afirma Carlos Carrilho.

Veja também