Dessalinização: Planta da Praia do Futuro avança e já tem projeto

Empresa israelense IDE, contratada pelo consórcio liderado pela Marquise, expôs o projeto para os engenheiros da Cagece

Legenda: Técnicos da Cagece e diretores da SPE que participaram da reunião de ontem sobre o Projeto de Dessalinização na Praia do Futuro
Foto: Divulgação / Marquise Infraestrutura

Uma boa notícia: a SPE (Sociedade de Projeto Específico)  Águas de Fortaleza, liderada pela Marquise Infraestrutura, apresentou à Cagece os projetos de engenharia, após a conclusão dos estudos iniciais, para a construção e operação da planta de dessalinização de Fortaleza.

A reunião aconteceu ontem, terça-feira, 14, no Hotel Gran Marquise e contou com a participação da empresa israelense IDE, contratada pela SPE para projeto, fornecimento de equipamentos e supervisão de montagem da planta de dessalinização, além dos projetos onshore e offshore.

Veja também

O encontro teve participação de mais de 20 engenheiros e técnicos especialistas das diversas empresas envolvidas no empreendimento, além da SPE e Cagece. 

“Foi um grande marco para a implementação do programa que é de vital importância para a solução hídrica da cidade de Fortaleza”, disse Renan Carvalho, diretor da SPE Águas de Fortaleza. 

Na ocasião, técnicos da Cagece fizeram questionamentos e ouviram a exposição dos projetistas sobre os diversos aspectos do projeto e puderam perceber o bom nível de segurança demonstrada notadamente pela IDE, uma das maiores do mundo na construção e operação de plantas de dessalinização de água para consumo humano. 

Estiveram presentes Renan Carvalho, presidente da SPE Águas de Fortaleza; Marcos Borges, diretor da PB Engenharia; José Carlos Lima Asfor, diretor de engenharia da Cagece; Sharone Groupmacher, gerente de projetos da IDE; Leandro Trog, responsável pelos projetos offshore e Moisés Wigert, responsável pelos projetos onshore.