Após escrever sobre o lindo pôr do Sol que estamos presenciando nos últimos dias, recebi a sugestão de falar sobre a Lua que está aparecendo pela manhã. Algumas pessoas há duas semanas atrás também a viram durante a tarde. Será que isso é um fenômeno raro do nosso único satélite natural?
A resposta é não! Não é algo incomum! Na verdade, acontece todos os meses. Porém, agora está mais notável porque estamos no meio do inverno. Isso mesmo, inverno é quando o Sol se encontra no hemisfério Norte. Isso faz com que os meses de julho, agosto e setembro apresentem o céu mais limpo, com apenas 23% de chance de céu nublado.
Talvez os estudantes só aprendam isso na escola se participarem das aulas para Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Se não, aprenderão que nosso satélite possui apenas as fases nova, quarto-crescente, cheia, quarto minguante, que querendo ou não, são mais usuais. Neste caso, eu quis apenas chamar a atenção que existem infinitas fases.
A Lua pode ser vista durante a luz diurna em dois casos: a Lua crescente é vista de tarde enquanto a Lua minguante, durante a manhã, cerca de 14 dias depois. Você poderá ver a Lua deste ciclo pela manhã logo após o nascer do Sol às 05:42 durante vários dias sucessivo até próximo do dia 4 de agosto quando não será mais visível por causa da sua fase Nova quando for ofuscada pelo Sol e não refletir mas a luz do astro rei em direção a nós.Mas mês que vem, estará de volta e eu também.