A campanha do Fortaleza é sem precedentes no Nordeste. Nenhuma outra equipe da Região conseguiu ficar tantas rodadas entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro como o Tricolor em 2021
A campanha do Fortaleza no Campeonato Brasileiro 2021 é absolutamente fantástica e histórica. São muitos recordes e tabus quebrados, e o time de Juan Pablo Vojvoda dá mostras de que quer ainda mais. O torcedor já pode anotar um outro recorde para a conta: o Tricolor é o time do Nordeste que ficou mais rodadas no G-4 da Série A na era dos pontos corridos. E olha que o campeonato sequer acabou.
Até agora, o Fortaleza esteve no G-4 em 25 de 27 rodadas, sendo que nas duas vezes que não esteve entre os quatro melhores, ocupou a 5ª colocação.
Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado no atual formato, em pontos corridos e com 20 clubes, jamais uma equipe nordestina conseguiu ficar tantas rodadas entre os primeiros colocados.
Quem chegou mais perto foi o Sport, em 2015, que permaneceu 14 rodadas entre os quatro primeiros lugares. Naquele ano, o Leão da Ilha terminou a competição na 6ª colocação, com 59 pontos.
A melhor campanha de um time do Nordeste nos pontos corridos foi a do Vitória, em 2009, que também fez 59 pontos e ficou em 5º. Na ocasião, o Rubro-Negro Baiano ficou 12 vezes no G-4, enquanto o Ceará de 2010 esteve 10 rodadas. (VEJA LISTA COMPLETA ABAIXO)
CONSTÂNCIA INÉDITA
O que chama atenção, também, é como o Fortaleza se mantém constante no Brasileirão. O Tricolor está na parte de cima da tabela desde o começo do campeonato, e por isso mesmo é, desta atual edição, a equipe que mais se manteve no topo. É uma companha consistente.
Esta regularidade é inédita para o futebol nordestino. Jamais um clube da Região terminou a 27ª rodada no G-4, muito menos se mantendo lá por várias rodadas consecutivas.
Historicamente, os melhores momentos dos clubes, em termos de classificação, são registrados no início da competição. Tanto é que, antes do Fortaleza, nenhum outro time do Nordeste havia terminado uma rodada de 2º turno no G-4.
O Fortaleza 2021 não é "cavalo paraguaio". Não é "fogo de palha".
É quebrador de recordes, e pode chegar ainda mais longe.