Seleção Brasileira tem seis profissionais com passagens recentes pelo Ceará; veja lista

O principal nome é o técnico Dorival Júnior, que teve passagem positiva pelo clube em 2022

Legenda: Dorival Júnior teve passagem positiva pelo Ceará antes de assumir a Seleção Brasileira
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A Seleção Brasileira redefiniu a comissão técnica do time masculino para um novo ciclo em 2024. Com uma mudança interna de profissionais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aposta na evolução do desempenho da equipe principal. O curioso dessa reformulação: dos novos profissionais escolhidos pela entidade, seis estiveram atuando no Ceará Sporting Club.

O principal nome é o técnico Dorival Júnior. Após um período afastado da função para tratamento de saúde, aceitou o convite alvinegro e foi anunciado como comandante do Ceará em 28 de março de 2022. A passagem foi breve, mas muito positiva, com um aproveitamento de 68,51% em 18 partidas.

A trajetória foi encerrada em junho, quando o treinador aceitou uma proposta do Flamengo, se sagrando campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão naquele ano. Depois, foi para o São Paulo.

A presença de Dorival na CBF facilitou a chegada de outros velhos conhecidos do Ceará. Hoje, os auxiliares da Seleção Brasileira são Lucas Silvestre e Pedro Sotero. O primeiro era fixo nas comissões do treinador, enquanto o segundo iniciou a parceria com o profissional durante a passagem no Vovô.

Dorival Júnior e Sérgio Dimas reunidos em
Legenda: Novo supervisor de seleções da CBF, Sérgio Dimas participou da contratação de Dorival Júnior no Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará

Sotero chegou ao clube em 2021 para trabalhar sob a tutela do treinador Tiago Nunes. Internamente, atuava como um analista de desempenho e auxiliar. Mesmo com a troca do comando, seguiu no clube. Após convite de Dorival ao Flamengo, foi chamado pelo profissional para integrar a nova comissão.

Um outro integrante foi João Marcos Soares, ex-headscout e analista de mercado do Ceará. Em 2020, atuou como consultor da empresa Footure, especializada em mapeamento de atletas, e prestou serviços ao clube. Em 2021, foi contratado para integrar a equipe, onde permaneceu até 2023. Depois do título da Copa do Nordeste, foi trabalhar com Dorival no São Paulo. O preparador físico Celso Rezende, que também atuou no Vovô com Dorival Júnior, também foi chamado para defender a equipe nacional.  

Por fim, o último nome da lista anunciado pela CBF foi do dirigente Sérgio Dimas, que trabalhou no departamento de futebol entre 2019 e 2022 como executivo. O mandatário foi contratado com a meta de profissionalizar o setor, sendo desligado do Ceará após o rebaixamento na Série A. O convite para a Seleção Brasileira foi uma indicação de Dorival - o dirigente estava no Botafogo-SP.