Uma das principais revelações das categorias de base do Ceará, o atacante João Victor retornou da convocação para a Seleção Brasileira Sub-17 no sábado (26) e será monitorado pela CBF. A entidade listou o atleta como de “boa projeção” e “um dos melhores da idade” na posição ofensiva.
A comissão técnica entrou em contato com o clube e prepara um relatório com os fundamentos apresentados durante período de treinamento visando o Torneio Sul-Americano da categoria. O objetivo é ter uma atividade alinhada com a Seleção para permitir o desenvolvimento do jogador.
O documento ainda é aguardado na Cidade Vozão, em Itaitinga. As conversas preliminares da CBF com os gestores alvinegros apontaram que João Victor está “dentro dos padrões de alto nível” e “faz parte dos planos das futuras convocações do Brasil” se mantiver o nível físico e técnico.
Com 17 anos, o jogador também chamou a atenção pela experiência no profissional. Pela sequência de treinos sob comando de Guto Ferreira, o atacante chegou na Seleção com a intensidade e o condicionamento elevados.
Assim, a joia alvinegra terá agora cuidados do clube e da CBF. No ciclo de convocações, é a segunda vez seguida que é lembrado pelo técnico Paulo Victor Gomes. Dentre todo o elenco canarinho, foi o único atleta de uma equipe da região do Nordeste.
Na atual temporada, soma seis apresentações no time principal, entre Série A, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. A amostragem é de apenas 115 minutos, mas se torna valorizada pela maior exigência dos respectivos jogos.
No fim, o processo serve como mais um fruto do trabalho na base alvinegra. O clube busca antecipar as etapas (com atletas mais jovens atuando em categorias maiores) para acelerar o ciclo e formar mais nomes ao profissional: João Victor é um exemplo.