Importância de Sílvio Romero no Fortaleza: influência em reforços e chance de ocupar novo cargo

O argentino teve uma relevância também fora das quatro linhas no clube

Legenda: O atacante argentino Silvio Romero atuou pelo Fortaleza entre as temporadas de 2022 e 2023
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A passagem do atacante argentino Sílvio Romero pelo Fortaleza chegou ao fim em 2023 após duas temporadas e trouxe um impacto importante ao clube, tanto dentro como fora de campo. Ao todo, foram 22 gols em 99 partidas, além de um trabalho nos bastidores que influenciou na chegada de contratações e também no posicionamento do clube cearense no mercado do futebol da Argentina.

O contexto foi revelado pelo presidente tricolor Alex Santiago em participação no FortalezaCast. Com 35 anos, o centroavante chegou a equipe após um longo período pelo Independiente-ARG, onde é tratado como ídolo, além de ser um dos principais artilheiros da história da Copa Sul-Americana.

"O envolvimento que o clube teve com a família dele, pelo profissional, o líder, a importância dele no clube e que nunca vai ficar pra trás na nossa história. Alguns momentos de oscilação técnica não definem quem ele é, o sacrifício dele quando não esteve em campo. A história de vida da família dele, da Sara (esposa), do Mateo (filho), é uma história muito bonita. Ele segue conversando comigo, assistindo aos jogos, na torcida, e me ajudou muitas vezes nas negociações. O Silvio, pessoalmente, me ajudou muito e sempre colocou os objetivos do Fortaleza à frente dos objetivos pessoais dele. Então é um cara que tenho carinho pela pessoa que se mostrou, mas pelo legado que deixou. Na Argentina, ele é muito respeitado e no Fortaleza contribuiu com o processo de internacionalização da nossa marca de uma maneira muito sólida”.
Alex Santiago
Presidente do Fortaleza

Com a chegada de Romero, o Fortaleza ganhou mais projeção no mercado sul-americano. O Diário do Nordeste apurou que o atleta participou das chegadas de argentinos e foi uma referência na chegada e adaptação dos atletas. Internamente, também melhorou a relação com outros times.

Chance de novo cargo

Em viagens para partidas de torneios da Conmebol, como Sul-Americana e Libertadores, a influência do jogador contribuiu para ampliar o diálogo da gestão leonina com mais equipes. Assim, a boa relação entre as partes pode facilitar a volta de ‘Chino’ no futuro, em funções institucionais. 

No futuro, Romero poderia atuar como embaixador do Fortaleza na Argentina. Uma incorporação para a diretoria do clube também não é uma ideia descartada pela influência política e de respeito do profissional com funcionários do time e também com o mercado.