A grandeza do resultado em La Paz também simboliza força nas categorias de base do Ceará

A comissão técnica poupou parte do elenco e colocou atletas revelados pelo clube contra o Bolívar

Legenda: Revelado pelo Ceará, Buiú recebeu chance na Copa Sul-Americana e teve boa atuação
Foto: divulgação / Ceará

O Ceará Sporting Club conquistou um resultado histórico na altitude de La Paz. As circunstâncias do empate com o Bolívar nesta quarta-feira (5) envolvem ineditismo, planejamento e chances de classificação na Sul-Americana, mas há um fator especial: a força das categorias de base.

O tema pode ser analisado como secundário, mas faz parte de um processo longo de investimento e desejo da atual diretoria. É preciso coragem para poupar atletas em um confronto internacional no exterior, no entanto, há também um trabalho vasto para a formação de novos talentos.

E essa partida contra um dos maiores times da Bolívia simboliza o acerto de anos atrás. Na escalação, os laterais Kelvyn (22) e Buiú (25) foram titulares. Em momento chave da partida, o volante Geovane (22) e o atacante Rick (21) tiveram protagonismo no contra-ataque.

Atletas do Ceará em treino no CT do Boca Juniors
Legenda: O lateral Kelvyn e o zagueiro Lacerda, ambos da base, estão disputando a Copa Sul-Americana
Foto: divulgação / Ceará

Tudo porque existe uma metodologia própria de lapidação na Cidade Vozão, em Itaitinga. O respaldo do técnico Guto Ferreira reside em um clube eleito por dois anos consecutivos a melhor base do Nordeste, sendo também o primeiro time cearense com o Certificado de Clube Formador e atual campeão do Brasileirão de Aspirantes - um título ostentado apenas por Internacional e São Paulo.

Momento do Ceará nas categorias de base

  • Eleito dois anos seguidos a melhor base do Nordeste
  • Primeiro time cearense com Certificado de Clube Formador
  • Campeão do Brasileirão de Aspirantes em 2020
  • Metodologia bem avaliada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
  • Atletas convocados para Seleção Brasileira Sub-17

Assim, a gestão molda o presente e o futuro. Nomes como Artur Victor, Raul, Felipe Jonathan e Arthur Cabral ascenderam do Ceará e estão no radar da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos. Jovens como David e João Victor são convocados para o time nacional Sub-17.

Logo, a êxtase do momento se confirma em resultado esportivo e financeiro - sim, a base também rende receita milionária. Ao torcedor, carregado de orgulho pelo sonho internacional, que possa converter também a sinergia em apoio aos garotos forjados no celeiro alvinegro. A consolidação do Ceará na base não é mais um projeto, mas um fenômeno esportivo ativo. 

Veja também