São Silvestre 2021: veja os resultados da corrida

Após ser cancelada em 2020, São Silvestre voltou a fechar o ano esportivo no Brasil

Legenda: A São Silvestre volta a ser realizada este ano após o cancelamento da edição de 2020
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

Após um ano de ausência por causa da pandemia de covid-19, a Corrida Internacional de São Silvestre voltou a colorir as ruas de São Paulo no último dia do ano. No masculino, a vitória foi do etíope Belay Bezabh, quebrando o jejum de títulos do País Já no feminino quem disparou e não tomou conhecimento das adversárias foi a queniana Sandrafelis Chebet.

>Leia matéria completa sobre a corrida

Onde foi transmitido

A maratona foi transmitida pela TV Globo (TV Verdes Mares), nesta sexta-feira (31), às 7h30.

Sem público

O número de corredores foi limitado a 20.000, em comparação com mais de 30.000 das edições anteriores. 

Para participar, os atletas tiveram que apresentar o certificado de vacinação ou PCR negativo se haviam recebido apenas uma dose, devendo usar máscara obrigatoriamente na largada e no final e opcionalmente durante o percurso. 

Além disso, não haverá público na Avenida Paulista, onde também termina a corrida, cuja 96ª edição deveria ter sido realizada no dia 31 de dezembro de 2020 e foi adiada primeiro para 11 de julho e depois para esta sexta-feira.

Ao contrário de outros países, o número de casos de coronavírus continua baixo em todo o Brasil, embora os dados coletados nas últimas semanas sejam parciais devido a um ataque cibernético que o site do Ministério da Saúde sofreu no início do mês. 

Ainda assim, quase todas as capitais do país suspenderam as massivas festas de fim de ano. Em São Paulo, essa festa seria realizada na Avenida Paulista.

Promovida pelo jornalista Cásper Libero, a primeira São Silvestre foi realizada na noite de 31 de dezembro de 1924, depois que o fundador do jornal Gazeta Esportiva participou de uma corrida noturna em Paris. 

A prova, batizada com o nome do santo falecido no dia 31 de dezembro, vinha sendo realizada sem interrupção desde então até a chegada da covid-19. 

A competição sofreu alterações em seus horários. Em 1989 foi realizada no período da tarde por motivos de segurança, e desde 2012 é realizada na parte da manhã para fugir das altas temperaturas do verão paulista.


Assuntos Relacionados