Morre o humorista Bussunda

Legenda:
Foto: Divulgação
Morreu neste sábado de ataque cardíaco, em Munique, o humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, do programa Casseta & Planeta, da Rede Globo. O humorista estava na Alemanha acompanhando a participação da Seleção Brasileira na Copa 2006.

Na sexta-feira, o humo-rista jogou uma partida de futebol com funcionários da Rede Globo e os outros três integrantes do Casseta & Planeta, Hélio de la Peña, Beto Silva e Cláudio Humberto, em Munique. Depois do jogo, Bussunda teve um mal-estar, mas se recusou a ir para o hospital. No dia seguinte (este sábado), ele acordou indisposto e sofreu o ataque fulminante.

Outros três componentes do Casseta embarcam neste sábado para o Brasil. Haverá na terça-feira programa em homenagem ao colega.

Autoridades alemãs estão providenciado todos os trâ-mites burocráticos para que o corpo possa ser levado ao Brasil ainda neste sábado.

Nos últimos anos, Bus-sunda se destacou por in-terpretar o atacante Ro-naldo, da Seleção Brasileira e do Real Madrid, além do presidente Lula. O humo-rista era casado desde 1989 com Angélica Nascimento, com quem teve uma filha. Ele completaria 44 anos no próximo dia 25 de junho.

Filho de Luís Guilherme Vianna e Helena Besser-man Vianna, Bussunda nasceu no Rio de Janeiro e era torcedor do Flamengo.

Começou a carreira como redator do jornal humorístico Casseta Popular, pan-fleto de crítica política e de comportamento no início dos anos 80. Na época, ainda era estudante de jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 88, começou a trajetó-ria na Globo, como redator do TV Pirata, que marcou época na emissora. Em 89, Bussunda começou a tra-balhar no Planeta Diário, o embrião do Casseta & Planeta - programa que teve início ´oficial´ em 1992.

Além de trabalhar na Globo, Bussunda atuava como cronista e jornalista. Ele escreveu uma série de artigos para publicações esportivas, como o jornal Lance! e a revista Placar.

Apelido surgiu da junção ção de ´Besserman´ ( sobre-nome) e ´Sujis-mundo´ (apelido de escola). A partir daí, veio ´Bessermundo´ e, depois, ´Bussunda´.