Presidente afirmou que '80% dos atletas que estão em Paris' recebem o benefício
Durante evento no Ceará, o presidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou o ouro de Bia Souza no judô nas Olimpíadas de Paris 2024. No fim de seu discurso no Porto do Pecém, o chefe do Executivo Nacional avisou para os presentes sobre a conquista, e a atleta foi aplaudida.
Em seguida, Lula falou sobre o Bolsa Atleta e disse que "80% dos atletas que estão em Paris" recebem o benefício. O programa foi criado em 2004 e contempla diversos esportes e faixas financeiras.
VEJA VÍDEO:
"Enquanto ele [o atleta] não é famoso, às vezes ele não tem um tênis pra andar, um lugar para uma menina jogar bola... Não é bonito a gente ver aquilo [olimpíadas] na televisão? Então por que não garantir que as nossas crianças nascidas nos lugares mais pobres tenham o direito de chegar ali? É só a gente direcionar o dinheiro público para isso", pontuou o presidente.
Um dos principais benefícios ofertados aos atletas brasileiros é o Bolsa Atleta. O programa do Governo Federal é gerido pelo Ministério do Esporte e busca garantir uma estabilidade financeira aos competidores, com diversos níveis e um pagamento mensal que varia de acordo com a categoria.
O pagamento é executado pela CAIXA, com recursos oriundos da União, via Ministério do Esporte. Os valores variam entre R$ 410,00 até R$ 16.690,00, de acordo com a categoria de cada atleta.
A bolsa é destinada para atletas de alto rendimento em esportes olímpicos e Paraolímpicos reconhecidas no país, assim como praticantes vinculados com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paraolímpico Internacional (CPI).
Vale ressaltar que os atletas que não se enquadram nesses módulos, se tiverem destaque, também podem pleitear o benefício como os módulos: estudantil, nacional ou internacional.