Como nossos pais...

Paixão pela adrenalina desde o berço move a molecada a acreditar em futuro bastante promissor no esporte

O céu nublado e a tarde cinzenta apenas ajudaram a compor o cenário ideal para que a tribo do esporte radical urbano mais praticado no mundo mostrasse aos que passavam pelo Calçadão da Avenida Beira Mar um pouco da arte que há mais de três décadas encanta, seduz e atrai jovens ávidos por adrenalina e emoção para aquele mesmo lugar.

Pequenos são observados atentamente pelas feras do skate Fotos: Waleska Santiago


Apesar de o sol não ter aparecido para o espetáculo diário do crepúsculo, o show de imagens e cores foi garantido pela inconfundível estética dessa tribo.

Cores fortes, grafites, bonés de aba reta e tênis pra lá de estilosos garantiam o espetáculo de cores para nossas lentes. Contudo, o objetivo da turma era apresentar as novas manobras que cada um vem treinando e também discutir os rumos do skate cearense para os próximos anos.

Sob o olhar atento do mais antigo skatista cearense em atividade, Alexandre Gato, representantes da mais nova geração do skate alencarino se revezavam entre os obstáculos, mostrando que o futuro do esporte está em boas mãos.

"Para mim, que ando de skate há mais de 40 anos, ver essa molecada andando tão forte e se dedicando com tanta disciplina é a realização de um sonho que durante muito tempo pareceu impossível. Hoje, eu olho pra trás e sinto que tudo o que eu e os pioneiros fizemos valeu a pena", comentou Gato.

Como profissionais

E não precisa ir muito longe para compreender as sábias palavras de Gato. Basta ver o afinco com que os meninos encaram até mesmo uma simples sessão de treino. Não bastava acertar a manobra, tinha de ser limpa, perfeita e render uma foto alucinante. Como nos explicou Yago Juan, campeão cearense da categoria Mirim de 2011 e que hoje compete na Iniciante com atletas que chegam a ser cinco anos mais velhos que ele.

"Meu objetivo é ser skatista profissional e meu sonho é viajar o mundo andando de skate, seja para competir, ou apenas para me divertir com meus amigos. Mas, para concretizar esse sonho sei que além de superar muitas barreiras, também preciso ser muito bom ou não terei chance", declarou Yago.

Contudo, essa postura não é exclusiva de Yago. E nessa mesma pegada também estão Carlos Henrique Moskito e João Luca,13 e 10 anos, respectivamente, mais dois representantes de peso da novíssima geração do skateboarding cearense. Segundo Moskito, para ele o skate representa uma chance única de ter um futuro diferente, onde ele possa ter um trabalho que o deixe feliz para sempre.

Já para o pequeno João Luca, a paixão pelo skate é algo que ele próprio diz não conseguir explicar. "Para entender mesmo, você precisa experimentar, cair e levantar. Se depois de levar umas boas quedas você ainda quiser aprender, pronto, agora você pode dizer que entende a sensação de andar de skate".

Lenda viva do skate local celebra momento do esporte

Ele não gosta de ser chamado de Lenda, mas o fato é que Alexandre Gato é reconhecido por todas as gerações como o principal nome do skate cearense de todos os tempos. Isto simplesmente por ter vivido todas as fases do esporte, desde a época em que era uma atividade - considerada por muitos - "para marginais" até hoje, onde o glamour dos megaeventos dita os rumos e as tendências de um esporte que cresce a passos largos.

Skatistas que frequentam o Bowl da Beira Mar reclamam do mau estado de conservação do equipamento, que é considerado "sagrado" para muitos


Enquanto assistia às manobras da nova geração, Gato nos contava como tudo começou. Segundo ele, no início, só existiam as ladeiras. Qualquer um que quisesse andar de skate tinha de praticar a modalidade downhill.

Apenas no final dos anos 1970, surgiu o primeiro espaço no Ceará voltado para o skate: o roller point, situado onde hoje onde fica o Anfiteatro da Beira Mar. Mas, foi a partir da construção de um bowl naquele local que surgiu uma cena, literalmente concreta, de skate no Ceará. A partir dali, surgiram os primeiros atletas skatistas do Estado, como ele nos contou com altas doses de saudosismo.

"O bowl é a essência do skate. É uma modalidade que nunca parou desde que surgiu nas piscinas da Califórnia, quando não tinha onda e o skate nasceu... É por isso que fico doente quando vejo o estado de abandono que se encontra o Bowl da Beira Mar, um local sagrado que formou gerações de skatistas e hoje vive entregue às baratas", desabafou

Transformação

Gato afirma que o futuro dessa modalidade esportiva é atuar de forma ativa na integração da sociedade. "É muito bom ver novas famílias do skate surgindo. Muitos pais acompanham os seus filhos, como podemos ver aqui, hoje, com o Hermani, o pai do Yago. E o melhor é que eles estão começando a andar de skate. Isso é massa, pois é a sociedade se transformando a partir de um esporte que durante muitos anos foi massacrado por essa mesma sociedade que hoje nos vê com outros olhos. Comecei a andar de skate em 1972 e hoje vejo um cenário que nem nos meus sonhos mais psicodélicos um dia imaginei", finalizou ele.

Para meninas

Mais animador ainda para Gato é se deparar com a facilidade com que os novos adeptos encontram para se interessar pelo novo esporte. Sejam eles meninos ou meninas. Representando elas, estava Rayana Lopes, campeã cearense da categoria Feminino II. Filha do lendário surfista cearense Marcelo Bibita, Rayana não se intimidou com a performance dos meninos e mostrou que também manda muito bem sobre as quatro rodinhas.

SAIBA MAIS

Referência

O skate cearense sempre foi referência no Nordeste. Tanto que entre os dias 12 e 14 de abril, em um grande evento em Florianópolis (SC), o Ceará foi o único estado do Nordeste convidado. Nosso representante foi Alexandre Gato

Meninada em alta

A nova geração do Skate local tem chamado atenção no cenário nacional. Atletas como João Luca, que com apenas 10 anos já coleciona vitórias até em estados tradicionais como Paraná, ou Lucas Rabelo, o prodígio nascido no Pirambu, que tem sido apontado como uma grande promessa

Mais informações

Para saber mais sobre o Havaí e todas as aventuras cearenses nas ondas do arquipélago, acesse: http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

George Noronha
Especial para o Jogada