Atleta da Seleção Brasileira Juvenil de Natação participará do torneio entre os dias 21 a 27 de novembro, na Bolívia
A cearense Ana Clara Modesto Macêdo, de 15 anos, foi convocada pela Seleção Brasileira Juvenil de Natação para participar da Copa Pacífico, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O torneio Sul-Americano acontecerá entre os dias 21 e 27 de novembro e a família se organiza com amigos para custear a viagem.
Sem contar com patrocínio ou suporte financeiro governamental, Ana Clara conta com doações de pessoas próximas para conseguir o valor que custeará os custos na competição. Mais de 4 mil quilômetros separam Fortaleza, capital cearense, de Santa Cruz de La Sierra, cidade localizada na Cordilheira dos Andes.
A competição é o encerramento de uma temporada vitoriosa da jovem nadadora. Ao longo do ano, ela participou, individualmente, de dois Norte-Nordeste quando conseguiu cinco medalhas, duas douradas, uma prata e dois bronzes.
Em outro torneio regional, dessa vez, com a delegação Cearense de Natação, Ana Clara Modesto conquistou duas pratas e um bronze. Orgulho da família, a atleta de 15 anos divide seu tempo entre estudos e treinos de natação, destaca sua mãe, Lorena Modesto Macêdo.
"A rotina diária dela é pesada, de manhã escola, a tarde estuda e treina, a noite estuda novamente. No fim de semana ela descansa um pouco. Ana Clara está muito feliz pela convocação, pois sabe da importância desse campeonato na sua vida de atleta", assegura a mãe da nadadora.
A disciplina nos estudos é corroborada pelo pai, Alberto Magno Macedo Pinto. "Além de ser atleta, Ana Clara receberá da instituição onde estuda uma medalha de honra ao mérito por se destacar nos estudos", ressalta o responsável de Ana Clara.
COMEÇO DO SONHO
O gosto pela natação começou bem cedo. Ainda aos quatro anos de idade, os pais incentivaram Ana Clara a dar as primeiras braçadas no Clube Náutico Atlético Cearense. Desde então, o local de treino continua sendo o mesmo e é lá que a cearense se espelha em outros medalhistas olímpicos.
INSPIRAÇÕES
A lista de inspirações é extensa, a começar pela sueca campeã olímpica, Sarah Sjostrom. Além dela, os brasileiros Bruno Fratus, medalha de bronze nos 50m livre em Tóquio 2020, e Nicholas Santos fazem parte dessa lista dourada de ídolos da cearense.
Para além das piscinas olímpicas, Ana Clara Modesto Macêdo acompanha com afinco e entusiamo a nordestina Ana Marcela Cunha. A brasileira, natural da Bahia é hexacampeã nos 10km do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas em águas abertas.
O sonho de buscar mais medalhas na Bolívia, pela Copa Pacífico, faz da nadadora alencarina espelho também dentro de casa, inspirando os irmãos Lívia Catarina e Francisco Felipe.
SERVIÇO
A família de Ana Clara Modesto Macêdo recebe doações por meio do Pix: