Maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, está completando 78 anos nesta terça-feira (23). Quando jogava pelo Santos, o Rei enfrentou o Ceará duas vezes, no Estádio Presidente Vargas, na década de 70, pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro e, nos dois confrontos, o Alvinegro cearense saiu vencendor.
No dia 3 de abril de 1972, um domingo, o PV recebeu uma superlotação de 38 mil torcedores presentes para assistir a vitória do Vovô sobre o Peixe. Pelé abriu para o time da Vila Belmiro aos 11 minutos da primeira etapa. No segundo tempo, Samuel, aos 17, e Da Costa, aos 31, viraram o marcador a favor da equipe de Porangabuçu.
Menos de um ano depois, os times voltaram a se enfrentar no estádio localizado no bairro do Benfica. No dia 23 de setembro de 1973, também num domingo, o time Vozão recebeu o apoio de mais de 31 mil torcedores que lotaram novamente o Presidente Vargas para assistir o Ceará ganhar, mais uma vez, do time do Rei. Jorge Costa, aos 44 do primeiro tempo, e Erandi, aos 43 da segunda etapa, marcaram os gols da vitória do Vovô por 2 a 0. Em campo, Pelé não deixou a sua marca.
Contra outros cearenses
Com mais de mil gols em sua carreira, Pelé pisou em solo cearense para enfrentar outras equipes do nosso futebol. Comandada pelo Rei do Futebol, o time da Vila enfrentou Fortaleza, Ferroviário, além do Guarani de Juazeiro.
Contra o Tricolor do Pici, foram três jogos com time paulista, sendo duas vitórias do Santos e um empate. Em amistoso no PV, no dia 18 de julho de 1959, Pelé marcou gols para o Alvinegro Santista. Zé Raimundo e Bebecê para o Leão.
Quinze anos depois, em 15 de janeiro de 1974, as equipes voltaram a se enfrentar. No antigo Castelão, o Peixe venceu por 2 a 0 com gols de Brecha e Nenê Belarmino.
Meses antes, no dia 23 de janeiro, aconteceu um amistoso combinado pelas diretorias de Fortaleza e Ferroviário e as equipes cearenses, juntas, enfrentaram o Santos do Rei no Presidente Vargas. O time da Baixada Santista teve uma vitória com placar elástico. Pelé, (25 do 1º e 31 do 2º), Nenê Belarmino (41 do 1º) e Mazinho (13 do 2º) marcaram para o Santos. Geraldino, aos 31 da primeira etapa, fez o gol de "honra".
Campeão de cearense de 1968, o Tubarão da Barra enfrentou o time de Pelé em 8 de agosto daquele ano. No PV, a partida terminou empatada sem gols.
No jogo, houve um pênalti marcado a favor do time da cidade de Santos. Segundo o volante Edmar, um dos principais jogadores do Ferrão na época, Pelé não quis cobrar a penalidade e "determinou" que Pepe, seu companheiro de equipe, chutasse para fora.
Outra equipe que teve a honra de enfrentar o clube do maior jogador da história do futebol foi o Guarani de Juazeiro. Em um amistoso no 3 de abril de 1974, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, Pelé e seus companheiros venceram o time cearense foi 2 a 0.