Campeão brasileiro infantil, cearense quer bater recorde de Cielo

Vitor Macêdo é a mais nova revelação da natação brasileira. Cearense, ele saiu de Fortaleza para conquistar medalhas no Brasileiro Infantil. Agora, quer alçar voos mais altos, como superar os feitos do ídolo César Cielo

As medalhas conquistadas reluzem talento, determinação e a promessa de um futuro promissor na natação. Aos 13 anos, o cearense Vitor Macêdo já tem na bagagem um título nacional na modalidade. No fim de maio, em Belo Horizonte, conquistou ouro e bronze nos 50 metros livre e 100 metros livre, respectivamente, no Troféu Ruben Dinard de Araújo, competição que vale como Campeonato Brasileiro Infantil de Natação.

O feito inédito veio justamente na estreia do garoto em uma disputa com os melhores do País e longe de Fortaleza. Nessa edição de "inverno" do campeonato, ele ainda caiu na água em mais três provas.

"Foi um grande passo para a minha carreira. Eu realmente gosto demais da natação, é um esporte que eu pratico desde criancinha. E saber que eu fui o primeiro da minha categoria, a emoção é muito grande", indica Vitor, que cravou 25,62s para subir ao lugar mais alto do pódio.

O biotipo do atleta do Náutico Atlético Cearense é característico de um velocista: braços alongados e boa estatura. O menino tem 1,75m, altura considerada acima dos padrões para um jovem que acabou de entrar na adolescência. Além desses traços marcantes, Vitor também se dedica intensamente para alavancar o sucesso nas piscinas. Chega a treinar seis vezes na semana, com cada atividade tendo em média duas horas de duração.

Nesta temporada, o cearense ainda planeja ter bons resultados em duas competições-alvo. No início de julho, entre os dias 5 e 6, disputa o Torneio Norte-Nordeste, em Belém/PA. Em novembro, tenta unificar o título nacional em Porto Alegre/RS, no Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Verão. O jovem participou recentemente de clínicas ministradas por ícones do esporte. Em uma delas, o próprio César Cielo foi professor.

Ensinamentos

Uma inspiração para o garoto é o pai Walter Macêdo. Até 2014, o engenheiro participou de diversas provas de triathlon. Chegou, inclusive, a completar o IronMan Florianópolis, em 2012. Vitor sabe que o aperfeiçoamento é fundamental para seguir evoluindo. Afinal, as provas costumam ser decididas em pequenos detalhes.

Estilo preferido do jovem, o crawl é fonte de esperança para chegar aos principais objetivos. "Meus sonhos dentro da natação são dois. O primeiro é chegar às Olimpíadas e o segundo é tentar bater o recorde mundial do Cielo. Vai ser difícil, mas, pra mim, nada é impossível dentro da natação".

 


Assuntos Relacionados