Helena Manosso, finalista da primeira edição do MasterChef Brasil, morre aos 51 anos

Chef estava internada na UTI há uma semana. Ela ficou em segundo lugar no programa

Escrito por Diário do Nordeste e Folhapress,

Zoeira
helena matosso durante participação no masterchef
Legenda: Helena ficou em segundo lugar na primeira edição da versão brasileira do MasterChef
Foto: Divulgação/Band

A cozinheira Helena Manosso morreu na madrugada desta terça-feira (8). Ela tinha 51 anos e ficou conhecida como finalista da primeira temporada do programa MasterChef Brasil, na Band, ficando com o segundo lugar.

Amigos e familiares da chef contaram à emissora que ela estava internada na UTI havia uma semana. Ela tinha uma infecção generalizada no sistema digestivo, o que levou a problemas no pâncreas, nos rins e no estômago.

"Ela estava lutando contra essa doença há mais ou menos seis meses", afirmou o ex-marido de Helena, Lucio Manosso, que também participou do reality show gastronômico. "É difícil."

O velório da chef ocorreu na tarde desta terça no Santuário Salette, na zona norte de São Paulo. O corpo foi cremado, em seguida, no Crematório da Vila Alpina.

Formada em engenharia química, ela deixou a formação de lado para cursar gastronomia. Após o programa, ela e Lucio criaram uma consultoria culinária por meio da qual realizavam refeições a domicílio, eventos corporativos e davam aulas de gastronomia.

Helena no MasterChef

Na primeira temporada do MasterChef, em 2014, a participante chamou a atenção dos chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella com o toque caseiro misturado ao requinte profissional. Durante o programa, ela quebrou o dedinho do pé nas gravações de uma prova e, mesmo assim, conseguiu chegar à final.

Conquistou o segundo lugar ao preparar uma salada de frutos-do-mar com macarrão ao molho de limão e peixe na entrada, barriga de porco com anis-estrelado, canela, cravo, erva-doce e arroz de jasmim como prato principal e, de sobremesa, abacaxi caramelizado ao molho de ervas cítricas e iogurte.

A final entre Helena e a vencedora da edição, Elisa Fernandes, foi cheia de emoções e amizade. Enquanto Helena esqueceu um vinho no mercado, Elisa precisou de uma tâmara. E as duas não hesitaram em trocar ingredientes em frente às câmeras, mostrando fair play.

Assuntos Relacionados