CE é o 3º em vistos para trabalhador estrangeiro

Em todo o País, foram 18.213 autorizações de trabalho para cidadãos estrangeiros no 1º semestre de 2015

Escrito por Redação ,
Legenda: Nos últimos anos, os vistos têm crescido no Estado por conta da construção da Companhia Siderúrgica do Pecém

Fortaleza/ Brasília. O Ceará foi a terceira unidade da Federação no número de autorizações de trabalho para estrangeiros no primeiro semestre deste ano, repetindo o desempenho apresentada no primeiro trimestre, segundo os dados divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao todo, o Estado concedeu 1.119 autorizações para pessoas do exterior, das quais 1.007 foram temporárias e 112 permanentes. Nos últimos anos, as autorizações no Estado têm crescido por conta da construção da Companhia Siderúrgica do Pecém.

Em todo o País, foram 18.213 autorizações de trabalho para cidadãos estrangeiros nos seis primeiros meses de 2015.

Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará responderam pela maior parte das autorizações, somando 14.771 pedidos aprovados (81% do total). As concessões cearenses cresceram 84,3% na comparação com o número de autorizações liberadas em igual período do ano passado, segundo o estudo. O relatório do MTE apresenta dados sobre as autorizações temporárias e permanentes, concedidas a trabalhadores estrangeiros, por meio de solicitação feita por empresas. De acordo com o ministério, o perfil dos trabalhadores estrangeiros que vieram ao Brasil neste ano, com relação à escolaridade, manteve-se estável. Cerca de 10,4 mil têm ensino superior completo. Outros 6,4 mil completaram o ensino médio. Do total, 921 possuem mestrado. A maior parte dos trabalhadores têm entre 20 e 49 anos.

Redução

Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve uma redução de 2.787 autorizações. O balanço mostra também que 17.026 autorizações foram de caráter temporário. Apenas 1.187 foram expedidas em caráter permanente. As autorizações de trabalho para profissionais do Mercado Comum do Sul (Mercosul) somaram 511, com Argentina, Colômbia, Venezuela e Peru liderando os pedidos. Segundo Aldo Cândido, da Coordenação Geral de Imigração, o balanço apresenta um ligeiro crescimento do número de solicitações para trabalhadoras do sexo feminino, na comparação com igual período de 2014.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.