WhatsApp anuncia nova ferramenta para agregar comunidades em diversos grupos

Novidade só chegará ao Brasil em 2023, para não atrapalhar o processo eleitoral deste ano

Legenda: WhatsApp anuncia ferramenta que pode agregar grupos com milhares de pessoas
Foto: Divulgação

Uma nova ferramenta de comunidades no WhatsApp foi anunciado nesta quinta-feira (14) pelo aplicativo. Com ela, os usuários poderão ter acesso a diferentes grupos em um mesmo espaço compartilhado, podendo enviar avisos simultâneos para milhares de pessoas. 

Veja também

O foco da ferramenta, segundo o WhatsApp, é atender pequenas comunidades com o mesmo interesse, como escolas, clubes locais ou pequenas empresas.

Na aba principal de cada comunidade, haverá uma descrição e uma lista de grupos nos quais os usuários podem escolher entrar. "Isso oferecerá estrutura e organização para as conversas de grupos maiores e mais complexos, permitindo que as pessoas foquem no que é importante para elas", disse o WhatsApp em um comunicado.

Ainda conforme a plataforma, estão sendo desenvolvidas diversas atualizações para oferecer uma comunicação segura e privada para esses grupos. 

Eleições 2022

No entanto, a nova função chegará bem mais tarde ao Brasil: somente no próximo ano, segundo informações do G1. Isso devido a um acordo entre o aplicativo e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro para combater a desinformação durante o processo eleitoral de 2022.

Dessa forma, nenhuma mudança significativa de produto no Brasil será realizada antes das eleições, garantiu o CEO do WhatsApp, Will Carhcart. 

“É uma medida de cautela para não haver nenhum ruído em um ano de eleição, um ano complicado”, explicou o gerente de políticas públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan. 

Melhorias

Além da nova ferramenta, o aplicativo anunciou melhorias na maneira como os grupos funcionam, mesmo que não façam parte de uma comunidade específica. Os recursos serão disponibilizados gradualmente nas próximas semanas e os usuários poderão testá-los mesmo antes de as comunidades estarem prontas, segundo o WhatsApp.

Novas funções
Legenda: O WhastApp também anunciou melhorias na maneira como os grupos funcionam
Foto: Divulgação

Veja as principais mudanças anunciadas

  • Reações: o WhatsApp contará com reações com emojis para que as pessoas possam expressar opiniões rapidamente, sem precisar inundar as conversas com novas mensagens.
  • Mensagens apagadas por admins: admins de grupos poderão apagar mensagens problemáticas ou inadequadas para todos os participantes.
  • Compartilhamento de arquivos: O limite do compartilhamento de arquivos será ampliado para até 2 GB, para que as pessoas possam colaborar facilmente em projetos.
  • Chamadas de voz com mais participantes: serão disponibilizadas chamadas de voz em que até 32 pessoas poderão entrar com apenas um toque, com um design totalmente novo, para aquelas horas em que falar ao vivo é melhor que por escrito.