Novos recursos também serão disponibilizados para as mensagens e caixas de correio. Entretanto, iPhone 7 não receberá atualização
A nova atualização do sistema dos dispositivos da Apple, o iOS 16, possibilitará que o usuário personalize a própria tela de bloqueio. Segundo o site da empresa, também serão lançados recursos de inteligência aprimorada, assim como outras formas de se comunicar e compartilhar.
Na "Tela Bloqueada", serão disponibilizados diferentes estilos de fonte e uma série de ferramentas que poderão ser vistas logo na tela de bloqueio, como agenda e clima.
Também será possível conferir o placar de um jogo ou acompanhar a entrega de um pedido do restaurante. Por sua vez, as notificações ganharão outro design, podendo aparecer como lista expandida, sobrepostas ou ocultas, para não atrapalhar a visualização.
"Agora você pode criar Telas Bloqueadas diferentes, cada uma com estilo e fundo únicos, e alternar entre elas com facilidade. Navegue pela galeria de imagens de fundo com sugestões de coleções de fotos e temas para se inspirar".
Outro recurso que também se destaca é a configuração "Foco", na qual o usuário poderá selecionar os aplicativos e contatos que deseja receber notificações.
Assim, será possível escolher limitações dentro do Calendário, das Mensagens e de outros apps. "Dessa forma, você mantém as notificações do e-mail do trabalho longe da tela quando usa o Foco Pessoal", detalha a Apple.
Quais são os aparelhos compatíveis com o iOS 16?
iPhone 13;
iPhone 13 mini;
iPhone 13 Pro;
iPhone 13 Pro Max;
iPhone 12;
iPhone 12 mini;
iPhone 12 Pro;
iPhone 12 Pro Max;
iPhone 11;
iPhone 11 Pro;
iPhone 11 Pro Max;
iPhone XS;
iPhone XS Max;
iPhone XR;
iPhone X;
iPhone 8;
iPhone 8 Plus;
iPhone SE (2ª geração ou posterior)
Mensagens e Caixa de Correio
No caso das mensagens, será possível editar aquelas recém-enviadas e desfazer um envio. Também terá opção de marcar uma conversa como não lida, para recordar posteriormente.
Já no caso dos recursos das caixas de correio, a Apple acrescentou a possibilidade de desfazer um envio de e-mail recente; receber lembretes para voltar a uma mensagem ou responder depois; e adicionar links para exibir mais informações.