Broca se solta durante atendimento de dentista e objeto para no pulmão de paciente no RN

Caso ocorreu no último dia 26 de julho. Paciente segue com material alojado no corpo quase um mês depois

Legenda: Cirurgia para retirada do objeto ainda não foi feita por equipamento necessário ter quebrado
Foto: reprodução

Uma paciente de 55 anos passou por complicações após uma consulta ao dentista no Rio Grande do Norte. Ela engoliu uma broca durante a extração de um dente, no último dia 26 de julho. Ela permanece com o material alojado no pulmão desde então, já tendo perdido cerca de 10 kg desde o ocorrido. As informações são do portal G1.

O caso ocorreu no município de Lajes, na região Central do estado. A paciente, identificada como Iolanda Mariano de Melo Simplício, sente muitas dores, conforme o filho dela, Rohnhalyson Mariano. Ele indica que a Secretaria Municipal de Saúde deu assistência para realização de exames, mas a mãe já está nessa situação há quase um mês.

"A gente foi para Natal inúmeras vezes com ela para fazer tomografia, raio-X, hemograma, risco cirúrgico, mas até agora nada. Já são quase 29 dias e praticamente não temos resposta", lamentou o filho da paciente, pedindo uma solução para o caso. "É um corpo estranho que está dentro do pulmão dela".

Cirurgia marcada não ocorreu

A Prefeitura de Lajes comunicou que a cirurgia da paciente chegou a ser marcada para o dia 11 de agosto, mas não ocorreu porque um dos equipamentos necessários no procedimento quebrou.

A gestão municipal indicou ainda se preparar para fazer a cirurgia de forma particular. No momento, orçamentos estão sendo analisados para o procedimento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o dentista responsável pelo acidente foi afastado e não voltará a trabalhar no município. Profissional substituto já está sendo providenciado para a localidade.

Situação pode ocorrer

O professor Laércio Melo, do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ressaltou ao G1 que essa situação pode ocorrer em consultórios odontológicos.

"A principal causa é a não adaptação entre a caneta de alta rotação, que é o motor que o cirurgião dentista utiliza na realização de procedimentos odontológicos, com a broca. A partir dessa não adaptação, é possível o paciente acidentalmente broncoaspirar esse instrumento", explicou o docente.

Ainda segundo Melo, existem medidas preventivas para evitar esse tipo de incidente: "A primeira delas é sempre o profissional verificar essa real adaptação entre a broca e a caneta; a segunda é utilizar um lençol de borracha separando essa área que está sendo tratada com a região de orofaringe", salienta.