São Paulo terá ciclo anual de vacinação contra a Covid-19 a partir de 17 de janeiro

A partir do próximo ano, toda a população paulista começará a ser vacinada novamente, diz secretário de saúde

Escrito por Folhapress ,
Secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn
Legenda: O anúncio da campanha anual foi feito pelo secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, durante a entrega de 1 milhão de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde
Foto: Governo de São Paulo

O estado de São Paulo dará início ao ciclo anual de vacinação contra a Covid-19 a partir de 17 de janeiro de 2022, segundo disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, nesta segunda-feira (19).

Veja também

O anúncio foi feito durante a entrega de 1 milhão de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde. 

"Assim como nós fazemos em relação à gripe, essa nova fase de imunização contra a Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem. Foi exatamente o dia que nós vacinamos a primeira brasileira aqui de São Paulo, Mônica Calazans", disse o secretário.

Gorinchteyn disse que não se trata de uma dose de reforço. Ou seja, a partir de janeiro do próximo ano, toda a população paulista começará a ser vacinada novamente.

"Isto não é um reforço. Isto é uma necessidade que nós temos de estar sempre, anualmente, fazendo uma proteção. Nós chamamos de reforço vacinal quando eu uso uma terceira ou quarta dose. Nós estamos seguindo a prerrogativa das vacinas pra vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebem uma imunização", disse.

Vacinação acontecerá mesmo sem consenso do Ministério da Saúde

Ainda segundo o secretário, a expectativa é que o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) também tenham o entendimento de que é necessário o início do novo ciclo em janeiro. O governo de São Paulo, porém, iniciará a vacinação independentemente de um consenso, disse.

"Nós entendemos que nessa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde e o Conass, [que eles] também terão esse entendimento, para que possamos expandir essa nova fase da vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país."

Nesta segunda-feira, começa a vacinação de pessoas entre 30 e 34 anos no estado. Em seguida, no dia 5 de agosto, será a vez daqueles entre 25 e 29 anos. Por fim, em 13 de agosto, adultos entre 18 e 24 anos poderão receber a aplicação.

Assuntos Relacionados