Filhote de peixe-boi é transportado de helicóptero após ter nadadeira amputada no Pará

A viagem aérea durou apenas 1h30 e o método foi o mais adequado para preservar a vida do animal

Escrito por Redação ,
Legenda: Animal foi encontrado por um pescador que acionou os órgãos ambientais
Foto: Wellyngton Coelho/Agência Pará

Um filhote de peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) foi transportado de helicóptero da cidade de Porto Motriz, no Baixo Amazonas, para o Belém, no Pará, devido aos prejuízos da exposição solar e da amputação de uma nadadeira, provavelmente por ação humana, nesta semana. A espécie é uma das mais ameaçadas de extinção da região amazônica.

O animal foi encontrado por um pescador que realizou os primeiros socorros, no dia 4 deste mês. Já a operação de transporte aconteceu na última terça-feira (12) por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

Na capital paraense, o filhote será reabilitado no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com o Instituto Bicho D’água e da Superintendência do Ibama.

Legenda: Espécie é uma das mais ameaçadas de extinção da região amazônica
Foto: Wellyngton Coelho/Agência Pará

Transporte do animal

O translado do peixe-boi foi realizado por meio de uma aeronave porque esse é o método mais adequado para a segurança do animal. Enquanto a viagem aérea durou apenas 1h30, o mesmo trajeto por via terrestre poderia durar mais de 20 horas e um dia e meio de embarcação.

Veja também

Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, frisou a relevância deste tipo de atuação.

"Esse é mais um transporte realizado pelo Grupamento que visa não somente as ações policiais, mas que atua em ações sociais, de saúde e de preservação da nossa fauna, como nessa atividade que garante a sustentação de uma espécie tão ameaçada na nossa região”, resumiu.

Assuntos Relacionados