Entregador vítima de racismo em SP recebe apoio de famosos, ganha moto e viraliza nas redes

Luciano Huck, Angélica, Juliana Paes, Fernanda Keulla e Rick Bonadio foram algumas das celebridades que mostraram indignação com o ocorrido

Escrito por Folhapress ,
fotografia de entregador sendo ofendido pelo cliente
Legenda: Cliente disse que o entregador teria inveja dos que moravam no condomínio
Foto: Reprodução

Um vídeo mostrando um motoboy sendo humilhado por um morador de um condomínio de luxo em Valinhos, no interior de São Paulo, viralizou nesta sexta-feira (7). Nas imagens, Mateus Abreu Almeida Prado Couto chama o entregador de 19 anos, Matheus Pires, de lixo, analfabeto e invejoso, apontando para a cor da própria pele, branca.

Entregador é chamado de lixo e sofre racismo de cliente no interior de SP

Luciano Huck foi uma das celebridades revoltadas com a situação. "Vergonha, tristeza e revolta. Foi o que senti quando recebi este vídeo. Nele esta tudo contra o que lutamos. Matheus Pires foi corajoso e não baixou a cabeça para o preconceito. Temos de nos unir a luta de Matheus pra mudar o Brasil. Este vídeo e revoltante. E um dever como cidadão denuncia-lo", compartilhou o apresentador em seu Instagram.

Em seguida, o apresentador postou um bate-papo com Pires, no qual o motoboy explicou o que levou àquela discussão. Ao entregar um pedido a Couto, ele disse que não poderia entrar no condomínio e que o jovem de classe média deveria sair para retirar a encomenda. "Outros entregadores já haviam falado que ele trata os motoboys com desrespeito", afirmou o rapaz.

De acordo com Pires, as imagens não mostram, mas, além das ofensas, Couto cuspiu e jogou a nota do pedido nele. Ao responder a Huck, que queria saber se ele chamou a polícia, já que haviam vários crimes na situação como racismo e injúria, o entregador disse que sim e ambos foram conduzidos à delegacia. "Na frente do delegado ele me chamou de favelado, tanto que está no boletim de ocorrência, e saiu pela mesma porta que eu", contou.

Revoltado com a situação, o apresentador falou sobre a importância de divulgar esse tipo de comportamento, que nas palavras dele "não pode acontecer". "Essas pessoas não estão aqui para nos ajudar a construir um país mais legal, uma sociedade mais fraterna, solidária e justa", pontuou Huck.

Ao se despedir, Pires contou que estava trabalhando com a moto do pai, já que a dele apresentou problema no motor e ganhou uma promessa do apresentador: "Vou dar um jeito de arrumar uma motoca zero para você, para dar uma força nesse momento, para fazer um carinho na família", disse Huck, emocionando o rapaz.

Na postagem de Huck, Angélica, Juliana Paes, Fernanda Keulla e Rick Bonadio foram algumas das celebridades que mostraram indignação com o ocorrido e apoio a Pires. Outros famosos usaram as próprias redes sociais para manifestar revolta com a história.

"O vídeo que mostra o motoboy Matheus sendo humilhado em um condomínio de bacana em Valinhos é um absurdo. Isso é inaceitável. Que nojo! Parece que a pandemia está exagerando em mostrar o lado cretino das pessoas", escreveu José Luiz Datena.

Ludmilla também postou o vídeo em seu Instagram. "E mais uma vez a gente esta aqui vendo o racismo atuando. O que você faria se alguém invadisse seu espaço de trabalho apenas para te ofender por causa da cor da sua pele?", iniciou a cantora, emendando: "Mateus não deveria passar por aquilo, assim como nenhum outro preto deveria passar por qualquer ofensa por causa da cor da sua pele. Vamos continuar fazendo barulho e chamando a atenção para isso. Não vamos nos calar mais", escreveu.

Assuntos Relacionados