Carlos Brandão, governador do Maranhão, usou as redes sociais para fazer um alerta aos seguidores sobre as chuvas no Estado. Na noite de quinta-feira (9), o gestor declarou que portais de notícias estão usando imagens de 2023 para divulgar como novas precipitações na região.
"As imagens que circulam em páginas de notícias são referentes ao que enfrentamos no ano de 2023 ou de outro período", explicou o gestor. Ainda em texto, ele diz: "Este ano, todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas".
Segundo o gestor, "neste momento, não temos nenhuma cidade do Maranhão coberta por águas, conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão".
Municípios em situação de emergência
Carlos Brandão detalhou que, atualmente, 30 municípios do Maranhão em situação de emergência, "em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração".
Apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. "A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão", explicou o governador.
A Defesa Civil do Maranhão informou nesta quinta-feira (9), a existência de 1.031 famílias desabrigadas e 2.909, desalojadas. Uma pessoa morreu
Em apoio aos municípios, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de infraestrutura e demais órgãos envolvidos estão dando todo o suporte necessário durante o período de precipitações.