As chuvas que atingiram o Maranhão nos últimos dias provocaram a cheia de rios e riachos, fazendo com que 30 municípios decretassem situação de emergência. As informações são do g1.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, até esta quarta-feira (8), somente o município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública. Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas no Maranhão.
As famílias afetadas estão sendo auxiliadas pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil. As equipes atuam na retirada de pessoas das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo do Estado.
Veja também
A orientação da Defesa Civil do Maranhão é que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.
O órgão também orienta que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias. Além disso, a Defesa Civil recomenda que:
Na noite de quinta-feira, Carlos Brandão, governador do Maranhão, publicou nota relatando sobre os últimos acontecimentos no estado. Segundo o gestor, "neste momento, não temos nenhuma cidade do Maranhão coberta por águas, conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão".
Outro ponto de destaque informado pelo governador é que as imagens que circulam em páginas de notícias sobre as chuvas no Maranhão são referentes ao que ao ano de 2023 e outros períodos.
"Atenção! 1 - Neste momento, não temos nenhuma cidade do Maranhão coberta por águas, conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão. 2 - As imagens que circulam em páginas de notícias são referentes ao que enfrentamos no ano de 2023 ou de outro período. 3 - Este ano, todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas. 4 - Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada.
A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão. 5 - Nossas equipes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de lnfraestrutura e demais órgãos envolvidos estão atentos e dando todo o suporte necessário aos municípios. 6 - Ano passado, vivenciamos um momento muito mais difícil e recebemos a presença do presidente Lula com apoio e ações. 7 - Este ano, as dificuldades estão abaixo do que já passamos, também em decorrência da força-tarefa preventiva realizada para contenção de danos. Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho em unidade com os municípios continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere".