Asteroide com tamanho comparado ao Empire State Building passará perto da Terra em 2029

O ponto mais próximo da trajetória do Apophis será a 38 mil quilômetros de distância do nosso planeta

Legenda: O asteroide Apophis passará próximo à Terra em 2029
Foto: Reprodução/Nasa

Em 13 de abril de 2029 espera-se que o asteroide Apophis passe muito próximo à Terra. Em pesquisa realizada pela Universidade Carlos III de Madrid (UC3M), em parceria com a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Paulista (UNESP), são observados possíveis efeitos da aproximação, como influências na trajetória e no ângulo de inclinação, entre outras questões. O estudo, parte do periódico científico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”, foi divulgado em 2022, mas a cada ano, com a data em questão em contagem regressiva, novamente o assunto vem à tona.

O tamanho do asteroide é de impressionar. Trata-se de um corpo celeste de 370 metros de diâmetros, sendo comparado ao Empire State Building, famoso edifício de Nova Iorque, o qual possui 443 metros de altura e uma área de mais de 8 mil metros quadrados.

"Como ele vai passar bem próximo da Terra, esse corpo vai sofrer efeitos da gravidade do nosso planeta, que é muito grande em relação a ele. Por isso, a gente fez estudos sobre, por exemplo, a sua superfície e sua órbita, se materiais poderão ser arrancados pela Terra. E o nosso estudo mostra que, sim, isso é possível", afirmou, em entrevista ao G1, Othon Winter, coautor do estudo, astrônomo e professor da UNESP de Guaratinguetá.

Segundo a Agência Espacial dos EUA (Nasa), este asteroide poderá aproximar-se mais da Terra do que qualquer outro. Composto por silicato, ferro e níquel, é conhecido desde 2004, ano em que foi descoberto e que pela primeira vez se temeu que a sua trajetória pudesse colidir com a Terra.

O ponto mais próximo da trajetória do Apophis será  a 38 mil quilômetros de distância da Terra, ainda de acordo com o estudo paulista, em parceria com Madri. Apesar disso, sobre os possíveis efeitos do desprendimento de materiais por parte do Apophis, Othon Winter, coautor do estudo, astrônomo e professor da UNESP de Guaratinguetá, explicou que investigações iniciais indicam que essas partículas não irão atingir diretamente o nosso planeta.