Saiba como montar um closet funcional

Conheça algumas dicas para montar um closet funcional e trazer mais organização e praticidade para a sua casa.

Foto: Foto: Divulgação

Quem nunca sonhou em ter um closet reservado para guardar roupas e acessórios? O trunfo desse ambiente é reunir, em um único lugar, os objetos pessoais dos moradores e o espaço para eles montarem os looks diários. Quase sempre, esse local é pensado compondo a decoração do dormitório. Mas se isso não for possível, há opções para torná-lo realidade em outro ponto da casa.

O designer de interiores Henrique Freneda ensina que o primeiro passo é definir onde o closet será instalado. A próxima etapa é escolher o estilo que melhor comporta todo o vestuário e que acompanhará o dia a dia de cada pessoa. Os tipos de projetos são inúmeros: armários abertos, fechados, com muitos espelhos, com prateleiras ou apenas araras, com visual mais simples ou sofisticado etc. “Não importa se o closet é grande ou pequeno. O essencial é decorá-lo de acordo com o estilo do usuário, além de deixá-lo funcional”, aponta Henrique Freneda.

Confira outras dicas do especialista.

Organização

A organização, tanto de roupas quanto de sapatos e acessórios, é a prioridade na hora de montar esse ambiente. “O objetivo é encontrar a melhor maneira de guardar os pertences buscando otimizar o espaço e facilitar a escolha das peças para vestir”, explica Henrique Freneda. Por isso, é fundamental fazer um levantamento de tudo que será armazenado no lugar.

Depois de obter essa informação, o designer de interiores pode mensurar a quantidade exata de prateleiras, araras, ganchos, divisórias, cabides, gavetas e o que mais for necessário para a execução do projeto de marcenaria.

Se o tamanho disponível para o projeto for reduzido, vale apostar nos espaços verticais. Uma versão sem portas, totalmente aberta, costuma ser a mais indicada, pois amplia o espaço interno.

Roupas com tecidos que amassam facilmente, a exemplo de vestidos, devem ser penduradas em cabides separados, que podem seguir uma ordem por cores ou estampas. Bolsas e mochilas ficam em nichos e os sapatos ganham glamour ao serem dispostos em prateleiras. “Também gosto muito dos ganchos, perfeitos para simplificar a rotina, já que armazenam o pijama ou facilitam uma troca de roupa rápida”, aconselha Henrique Freneda.

Nos closets grandes, a principal preocupação está em decorar o local conforme o estilo de vida dos moradores. Invista em espelhos, sofás e pufes. O primeiro item ajuda no momento de escolher a roupa certa. Os dois últimos trazem praticidade e acrescentam charme ao espaço. Além disso, um móvel pode ser instalado no centro do ambiente para receber joias e peças íntimas. Obras de arte, quadros e esculturas adornam e marcam a personalidade no cômodo.

Iluminação

“A execução de um projeto luminotécnico eficiente facilita a vida dos clientes e ressalta o décor do closet”, afirma o designer de interiores Henrique Freneda. Muitas vezes, há uma preocupação evidente com a organização das peças e com o espaço disponível. Porém, como se vestir sem ter uma visão ampla das combinações?

Apostar na iluminação colabora para reforçar a amplitude do espaço. O ideal é investir em um ponto de luz colocado no centro, iluminando de forma geral por meio da instalação de um plafon, lustre ou pendente.

Para uma iluminação mais específica dentro dos armários, lâmpadas com um bom ICR (Índice de Reprodução de Cor) garantem alta eficiência sem interferir diretamente nas cores dos itens. “Prateleiras, gavetas, nichos e cabideiros são destacados com o uso de fitas de LED”, explica Henrique Freneda.

Mesmo que o LED esteja em contato direto com as vestimentas dentro dos compartimentos do móvel, não há com o que se preocupar, pois a tecnologia foi desenvolvida para não sofrer nenhum tipo de aquecimento. Não existe risco, portanto, de as roupas serem danificadas. “Esse tipo de iluminação facilita a escolha do look no dia a dia e contribui para economizar na conta de energia”, finaliza o designer de interiores.

Tipos de materiais

A escolha dos materiais é tão relevante quanto às dimensões do closet. Os mais comuns são a madeira e o MDF, que podem receber acabamentos diversos, a exemplo da laca. Se quiser inovar, o vidro pode ser usado em portas e gavetas. Ele traz um ar moderno e facilidade na hora da limpeza. Ainda dá para misturar cores e desenhos com os acabamentos fosco e brilhante.
Nesse caso, as roupas ficarão mais visíveis, o que torna mais rápido o processo de escolha da vestimenta, mas também exige que a organização esteja sempre em dia. “A decisão final depende do orçamento disponível, do espaço e do gosto dos moradores”, avalia o designer de interiores Henrique Freneda.