Espaço diferenciado

Veja como transformar um simples banheiro em uma sala de banho, local destinado ao relaxamento.

Legenda: Os projetos retratados nessa matéria são de autoria de Karina Korn Arquitetura.
Foto: Eduardo Pozella/Divulgação

O banheiro é um dos espaços mais importantes da casa e tem se tornado cada vez mais um lugar para momentos de relaxamento. “Quando vamos para um hotel ou para a casa de alguém, uma das primeiras coisas que costumamos olhar é o banheiro. Isso mostra como esse cômodo é importante para as pessoas”, comenta a arquiteta Karina Korn, profissional à frente do escritório Karina Korn Arquitetura. “A qualidade de vida melhora muito quando temos um espaço onde podemos deixar os problemas do lado de fora”, continua a profissional.

Não por acaso, o conceito de sala de banho, que define um banheiro onde o relaxamento é prioridade, vem ganhando força. E esse tipo de projeto pode ser implantado até mesmo em espaços pequenos. Confira algumas dicas da arquiteta Karina Korn para conquistar um banheiro perfeito para relaxar. 

Legenda: Optar por um revestimento mais escuro dá ao espaço uma possibilidade maior de introspecção.
Foto: Eduardo Pozella/Divulgação

Ideias para banheiros P, M e G
Mesmo em banheiros com metragens reduzidas, é possível criar uma atmosfera de sala de banho, e a escolha do chuveiro é um passo essencial para essa proposta. "Selecionar um modelo adequado para o banheiro, com o cuidado de saber qual a vazão correta, é o maior aliado para um bom banho”, observa a arquiteta.

Para quem deseja dar um passo além, usar saunas individuais ou uma ducha poderosa é uma maneira de transformar o box em um verdadeiro spa. “Duchas laterais, que são vendidas separadamente, também podem complementar o espaço do banho. Outra ideia é incluir um banco, feito de alvenaria e revestido, e usar as duchas atrás. Isso transforma esse pedacinho do box em um spa em casa”, frisa a profissional. 

Já em banheiros médios e grandes, as opções aumentam. Banheiras, saunas para mais de uma pessoa e ofurôs podem entrar em cena. “Não é preciso gastar muito para ter uma sala de banho. Existem opções para todos os bolsos”, atenta Karina.

Revestimentos e iluminação
Em todos os tamanhos de banheiro, a escolha correta do revestimento e o uso adequado da iluminação são de extrema importância. Nos pequenos, muitas pessoas acabam usando revestimentos claros, pois dão a impressão de que o espaço é maior. Mas nada impede o desejo de sair do clássico branco e ousar no projeto. “Há vários revestimentos no mercado que podem se adequar também em espaços menores. Revestimentos amadeirados, bricks e pedras diferentes podem dar a graça que uma sala de banho precisa”, sugere a arquiteta.

Optar por um revestimento mais escuro, ou mesmo o próprio amadeirado, dá ao espaço uma possibilidade maior de introspecção.

Para a iluminação, a lógica é a mesma. Temperaturas de cor mais claras, de fontes naturais ou artificiais, proporcionam a sensação de amplitude no espaço. Já luzes mais quentes reforçam o aconchego no ambiente.

Medidas adequadas
Respeitar as medidas mínimas para o tamanho do box ou para a altura da bancada é primordial para ter um banheiro confortável e que possibilite desfrutar ao máximo do espaço. Veja quais são as medidas mais utilizadas:

• Tamanho do box: a largura mínima de um box é 80cm. A profundidade pode variar de acordo com o tamanho do banheiro, se possível respeitando essa medida mínima;

• Altura do chuveiro: aproximadamente 2,10m para pé-direito de até 2,40m. “Mas a medida pode variar de morador para morador, dependendo da solicitação de cada um”, comenta Karina Korn; 

• Altura da bancada: em banheiros, a altura padrão da bancada é 85cm. “Existem casos em que diminuímos essa altura, quando os moradores têm uma estatura mais baixa, ou a aumentamos, quando o cliente é mais alto. Mas, na maioria das vezes, a ideia é manter sempre o padrão por conta do valor de revenda de um imóvel”, observa a  arquiteta;

• Altura do espelho: considera-se, geralmente, a distância entre o final do espelho e o chão de 1,15m a 1,20m. “Para espelhos iluminados, costumo deixá-los a cerca de 20cm do tampo. Todavia, isso varia muito de acordo com o pé-direito e o efeito desejado para essa iluminação”, aponta a profissional;

• Distância entre o vaso sanitário e a pia: por norma, deve-se deixar o mínimo de 35cm do eixo do vaso até o início do tampo. Mas, sempre que possível, é recomendável ultrapassar essa medida.