Decoração certa valoriza apartamentos pequenos

Também chamados de estúdios, esses espaços podem ganhar charme e praticidade com a aplicação de conceitos simples.

Legenda: Quanto mais objetos estiverem soltos pela casa, menos espaço vai sobrar para outras intervenções.
Foto: Foto: Banco de Imagens

Os apartamentos pequenos, também chamados de estúdios, ganham a preferência do consumidor. Eles são charmosos e práticos, pois comportam várias funcionalidades em um espaço compacto. No entanto, de que forma se pode decorar um espaço desse, de modo a torná-lo agradável, aconchegante e sofisticado?

Principalmente para pessoas solteiras, jovens executivos, casais jovens sem filhos, separados ou viúvos, este tipo de imóvel é o ideal, com diversas possibilidades de utilização. E a decoração tem a capacidade de valorizar ainda mais esse espaço.

A melhor dica é imaginar que quanto mais objetos estiverem soltos pela casa, menos espaço vai sobrar para outras intervenções. Não é porque o apartamento é pequeno que não há lugar para guardar tudo – é só não ter coisas em excesso. Portanto, doe, recicle ou jogue fora tudo o que não tem serventia, que está duplicado ou não é usado há muito tempo – isso vale para roupas, acessórios, objetos e eletrodomésticos.

Legenda: O ideal é que haja um espaço mínimo de 60 cm entre os móveis para uma circulação segura.
Foto: Foto: Banco de Imagens

Confira outras dicas de especialistas em decoração e design para caprichar na decoração desses apartamentos tão especiais.

Cores claras
As cores claras dão sensação de ampliação e fazem o ambiente parecer maior do que é. Não que você tenha de pintar tudo de branco ou bege: você pode usar tons quentes, mas em uma parede ou no teto, por exemplo. Uma ideia é compor cores claras ou pastéis com objetos e acessórios, como almofadas, tapetes, abajures e quadros.

Iluminação natural e artificial
A iluminação natural também ajuda a ampliar os ambientes, alem de torná-los mais leves e saudáveis. Explore bem a luz que entra por cada janela, usando venezianas ou cortinas bem leves com blackouts. Na iluminação artificial, dê preferência à indireta. Perceba que a luz branca torna os ambientes maiores, mas também os deixa mais frios. Pontos de luz espalhados destacam cantos e objetos, criando um jogo de  luz e sombras.

Espelhos
Os espelhos criam jogos visuais interessantes e podem dobrar a profundidade do local. Esses objetos devem ser usados em paredes inteiras, nas portas dos armários ou nos móveis. Se quiser trazer mais leveza, faça uma composição com pequenos espelhos.

Sofá
Evite sofás muito grandes, que ocupam muito espaço. Dê preferência a unidades de, no máximo, três lugares. Complete as acomodações com pufes e banquetas, que podem ser facilmente movidos de lugar e não atrapalham a circulação.

Atenção às medidas
O ideal é que haja um espaço mínimo de 60 cm entre os móveis para uma circulação segura. Isso vale para todos os cômodos, mas especialmente para a sala, onde a movimentação costuma ser maior.

Marcenaria inteligente
Muito além do sofá-cama, utilize a criatividade e construa ou compre peças estratégicas, como mesas embutidas no balcão da cozinha com estante abaixo do tampo, mesas de centro que se transformam em escrivaninha, poltronas e sofás que guardam livros etc.

Paredes
TVs, nichos para livros, brinquedos, cabideiros, porta-pratos e talheres... Use e abuse de prateleiras para deixar mais espaço livre. Ao utilizar as paredes de forma inteligente, o ambiente fica mais limpo, mais bem aproveitado e ainda com um caráter decorativo interessante.

Cantinhos
Os cantinhos podem ser muito úteis e criar pequenos ambientes charmosos. Conforme o espaço disponível, use estantes, cadeiras com design diferenciado, plantas de interiores ou apenas um objeto de destaque, como um quadro ou uma obra de arte.

Saiba mais
Recurso natural e bonito

As plantas dão mais frescor e movimento ao ambiente, deixando-os mais leves, trazendo uma sensação agradável. Se não houver espaço no chão, cogite a possibilidade de criar um jardim suspenso em uma das paredes. No entanto, lembre-se de pesquisar as espécies mais adequadas ao seu estilo de vida e à luminosidade do local.