Louco por miniaturas
Conheça as coleções de carros e dioramas que foram sucesso nos anos 60, 70, 80, além de um colecionador que há 20 anos preserva mais de 3.500 miniaturas em seu acervo
O maior apelo de quem coleciona carros em miniatura é a possibilidade de possuir de alguma maneira automóveis que a maioria das pessoas jamais poderá adquirir. Quem nunca assistiu a um filme e passou horas olhando para o carro e imaginando como seria dirigir uma dessas raridades? É este desejo que leva milhares de pessoas a colecionarem as miniaturas.
Em Fortaleza, ficou muito mais difícil encontrar determinados modelos, até mesmo na linha básica da Hot Wheels.
Segundo o colecionador Augusto César Rodrigues, "encontrar um emborrachado é o mesmo que encontrar uma agulha num palheiro. É raro e caro achar alguma coleção por aqui, devido aos impostos absurdos que se paga".
Existe uma venda casada na indústria de entretenimento que não deixa escapar nenhuma possibilidade de lucro. No entanto, quando é lançado filmes e séries de TV, que eles supõem que poderá ter grandes chances de ser sucesso, todos os acessórios, no caso os automóveis que serão dirigidos por atores são lançados e vendidos por altos preços. Para alguns colecionadores, isto é a transformação da concretude do abstrato.
"Desde pequeno coleciono tudo associado a carros. Desde figurinhas, revistas de séries até chegar as miniaturas, que comecei a colecionar desde que meu poder aquisitivo melhorou. Atualmente tenho um acervo de mais de 3.500 peças de miniaturas. De carros antigos e raros até os fantásticos dioramas que retratam cenas de grandes filmes", destaca o colecionador.
Apreciador absoluto do filme Batman, Augusto César coleciona incontáveis dioramas de Batmóveis que destacam as principais cenas dos filmes.
Para o colecionador, quem não possui em suas coleções os dois primeiros exemplares do Batman, não pode ser denominado de fato colecionador.
O primeiro exemplar do Batmóvel foi construído a partir da fusão dos chassis de dois Chevrolet Impala e motorizado por um Chevrolet V8. Essa réplica retratada em um belíssimo diorama com uma miniatura de cinco centímetros do morcego.
O segundo é o célebre da série de TV dos anos 60. Esse automóvel foi concebido pelo mago da customização George Barris, a partir do Ford Lincoln Futura.
Considerado um ícone, o Mustang é tema de uma coleção da Hot Wheels que celebra os 50 anos do modelo, quando estreou para o mundo, no Salão do Automóvel de Nova Iorque, em 1964.
Augusto criticou os altos custos de encargos que pesam no bolso. Ao chegar no Brasil, as miniaturas custam em média R$ 350,00. E por falar em Brasil, um dos filmes nacionais de maior destaque para os apaixonados, é o "Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora". O filme mostra os Dodge que a indústria Chrysler fabricou em 1971. O filme foi gravado em uma fábrica da marca no país.
A coleção da série Corrida Maluca é uma das mais cobiçadas do mundo. Em 2003 a Konami lançou a coleção completa dos volantes birutas em réplicas de resina. Todas na escala aproximada de 1:64. Os produtos esgotaram no mercado mundial em pouco tempo.
"Embora a escala mais aceita e comprada por colecionadores seja a 1:43, eu não poderia deixar de destacar dois itens sensacionais representados na escala 1:24 que integram minha coleção. O Dodge Charger R/T de 1969 e o General Lee, da série The Dukes of Hazzard e o Chevrolet Camaro da série Bewitched," revela.