Híbrido de F100 e Hilux vai para Encontro de raros

Colecionador cearense restaura picape Ford F100 e coloca mecânica da Toyota Hilux para Evento em São Paulo

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

Após um trabalho contínuo de 18 meses, a lataria da F100 de 1961, ganhou a mecânica de uma Toyota Hilux sinistrada modelo 2011. O veículo foi totalmente modificado e pronto para pegar a estrada.

O trabalho iniciou com o encaixe da lataria da Ford em cima da mecânica da Hilux. O interessante desse projeto é que a cabine da F100 é estreita, mas os especialistas conseguiram alongar a cabine em 30 centímetros para ter um conforto maior.

O carro ficou pronto após 18 meses de trabalho e dedicação, no entanto dia 30 de maio Antônio Hermínio Bezerra Resende irá participar do II Encontro Brasileiro de Autos Antigos, em Águas de Lindoia. O veículo será exposto no período de 4 a 7 de junho.

O processo de restauração e projeção foi realizado em um galpão particular, onde funciona uma oficina especializada em restauração de carros raros. O procedimento teve a colaboração de três profissionais, também apaixonados por carros antigos.

"Há 30 anos atrás restaurei o primeiro carro, um Puma do ano de 1976. Foram 6 meses trabalhando assiduamente para a reconstrução do veículo, desde então não parei mais", destaca Antônio Hermínio Bezerra Resende.

O investimento, em torno de R$ 250 mil, foi realizado artesanalmente, diferente de um procedimento de linha de produção automotiva.

O veículo será dirigido até São Paulo por Hermínio. Segundo ele, o fato do carro sair do lugar de origem, depois de muito esforço e dedicação para o encontro já é um prêmio. "Vou para esse Encontro com a convicção que ele ganhará o primeiro lugar", comenta

O motivo de ser uma F100, foi devido a uma paixão desde criança passada de pai para filho. Já a Hilux por Hermínio Resende achar uma das melhores mecânicas existentes no mercado. Outro grande feito foi a recomposição de um ônibus, onde tem um consultório médico e odontológico realizado para trabalho social. "Eu me dei um presente de aniversário, que ao mesmo tempo era um sonho antigo. O carro foi concluído dia 27 de novembro do ano passado. Foi uma sensação muito gratificante: eu realizei todo o projeto que muitos não acreditavam que iria dar certo, muito menos que seria todo realizado no meu galpão, um local simples, mas todo estruturado, onde tudo foi feito com muita dedicação e artesanalmente", destaca Hermínio Resende.

Águas de Lindoia

O II Encontro automobilístico de carros antigos em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo, reúne carros antigos clássicos e customizados (hot rods, street rods, entre outros). O ingresso é gratuito. A cidade, que possui menos de 20 mil habitantes, recebe cerca de 280 mil turistas em quatro dias de evento devido à popularidade da iniciativa.

É considerado o maior evento de carros antigos da América Latina. O Encontro Paulista de Autos Antigos surgiu em 1996 com o propósito de reunir, em um só lugar, grupos de colecionadores de todo o Brasil para expor suas relíquias, comprar peças para seus outros veículos em restauração e aproveitar a bela área de exposição para passear.

Em mais de 15 anos de Encontro paulista o evento cresceu e se profissionalizou. De 1997 até 2010 calcula-se que 2,5 Milhões de pessoas se deslocaram de outras cidades e Estados apenas para visitar o evento. Apenas nos últimos 3 anos, mais de 1 milhão de visitantes. A capacidade hoteleira de 6 mil leitos é preenchida.

Mais informações:

II Encontro Brasileiro de Autos Antigos. Local: Águas de Lindoia, interior de São Paulo. 4 a 7/06.

www.encontroaguasdelindoia.com.br