Sisu 20.2 tinha inscrições prevista para esta terça (16), mas sistema não abriu para candidatos
As datas foram divulgadas nas redes sociais do Ministério da Educação (MEC), mas o edital oficial não chegou a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU)
O início das inscrições da segunda edição de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferta vagas para o ingresso em universidades públicas, estava previsto para esta terça-feira (16), mas o Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o edital de seleção.
O anúncio das datas dos programas federais como Sisu, Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies), foram divulgadas através da conta no Twitter do titular da pasta, Ministro Abraham Wintraub, e pelo perfil oficial do MEC no Instagram no dia 11 de maio.
Proucrado, o MEC informou que as inscrições para o Sisu do segundo semestre acontecerão entre 7 e 10 de julho. "O edital com o novo prazo será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Até o momento, mais de 51 mil vagas foram disponibilizadas por 57 instituições públicas. O número pode aumentar", explicou.
Segundo o ministério, essa edição irá oferecer vagas em cursos a distância.
Crise no MEC
O ministro da Educação é alvo de investigações no inquérito das fake news e chegou a ser multado em R$ 2 mil pelo Governo do Distrito Federal após aparecer, sem máscara, em uma manifestação pró-Governo no domingo (14), na Esplanada dos Ministérios. O desgaste na imagem pode influenciar a saída do cargo.
Nas redes sociais, estudantes cobraram um posicionamento do Governo Federal sobre a situação dos programas de ensino superior. O tema chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter durante a manhã desta terça (16).