Redes sociais e empregabilidade

As redes sociais se tornaram uma ferramenta para o RH quando o assunto é contratação. Sim, não é de hoje que os perfis dos candidatos viraram uma vitrine para acompanhar o que o candidato à vaga costuma fazer, o que ele pensa e, o principal, quais os tipos de assunto que ele costuma compartilhar em sua timeline.

Muitas vezes, o recrutador acaba utilizando as redes sociais para pré-selecionar os candidatos e utilizam dessas mídias para traçar o perfil e personalidades dessas pessoas, uma vez que, no currículo, as informações são apenas profissionais. 

Agora fica a dúvida dos candidatos: como devo me comportar nas redes sociais se o meu principal objetivo é encontrar um emprego nesse momento de isolamento social? A dica primordial aqui é cuidado com o que se compartilha e se escreve nas timeline das diversas mídias.

É comum utilizar as redes sociais para expor opiniões sobre diversos assuntos, mas agora que estamos em período eleitoral é necessário muito cuidado com a exposição política. A maioria das pessoas têm sua posição partidária, mas no que toca à empregabilidade, explanar e compartilhar discurso de ódio e fake news sobre os candidatos pode ser um tiro no pé. Recrutadores analisam esse tipo de perfil como assuntos polêmicos e pode enxergar o candidato como uma pessoa que pode causar controvérsias em diversos campos discursivos da organização. 

Outro ponto a se atentar é ter cautela nos comentários em posts, principalmente no LinkedIn. A rede possui uma área que mostra todas as atividades do usuário e é nesta função que o recrutador mais costuma analisar os profissionais.

Para tornar-se um candidato benquisto, utilize as mídias sociais, principalmente no LinkedIn, para criar conteúdos sobre sua área profissional. Redija artigos sobre o mercado em que atua, compartilhe notícias de sites confiáveis que trazem informações interessantes, para assim, impactar positivamente avaliadores e recrutadores. 

Richard Vasconcelos
Mestre em Tecnologias Educacionais


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