Valor da taxa do lixo em Fortaleza: Sarto diz que estudos apontam em 'três direções'

Conforme prefeito, isenção será ampla e população de baixa renda não pagará

Legenda: Sarto concedeu entrevistas no Sistema Verdes Mares, no aniversário de Fortaleza
Foto: Gustavo Pellizzon

O prefeito José Sarto afirmou que a taxa do lixo que será criada em Fortaleza terá uma ampla isenção para preservar a população de baixa renda. Perguntado por esta Coluna sobre o valor que deverá ser cobrado, Sarto evitou falar em números "para não gerar expectativa", mas afirmou que os estudos, que ainda não foram concluídos, apontam em "três direções".

De acordo com ele, o projeto chegará à Câmara, no máximo, até o recesso do meio do ano, "e os vereadores se debruçarão sobre o tema".

Veja também

"A taxa do lixo é um imperativo do marco legal do saneamento. O que nós estamos fazendo é um estudo aprofundado para se perceber em todas as capitais como é feita a taxação, mas com uma ampla taxa de isenção. Não posso antecipar os números, mas das unidades habitacionais que nós temos, milhares serão isentas da taxa do lixo", diz o chefe do executivo municipal.

Baixa renda

"Eu posso dizer quem não vai pagar: população de baixa renda vai ser isenta. Já temos 21 capitais brasileiras que cobram a taxa do lixo. Temos um orçamento de R$ 25 milhões para gastar com o lixo", informou.

Sarto participou, nesta quarta-feira (13) — aniversário de Fortaleza — de entrevistas nos veículos do Sistema Verdes Mares.



Assuntos Relacionados