PIB do Ceará salta 7,2% e cresce mais que o dobro do Brasil no 2º trimestre
Resultado da economia cearense também supera todos os 6 estados que já divulgaram resultados do PIB
A economia do Ceará cresceu 7,2% no segundo trimestre de 2024 em relação a igual período do ano passado. O resultado equivale a mais que o dobro do crescimento brasileiro para o período, que foi de 3,3% nesta mesma comparação. O número foi divulgado pelo governador Elmano de Freitas, durante live nesta quarta-feira (25).
O PIB cearense do 2º tri tem ainda a maior expansão entre os estados que calculam esse indicador e já divulgaram seus resultados para a mesma base de comparação.
Veja abaixo o ranking do PIB dos estados (2º tri)
1) Ceará: 7,2%
2) São Paulo: 4,5%
3) Pernambuco: 4,1%
4) Paraná: 2,89%
5) Espírito Santo: 2,8%
6) Bahia: 2,2%
7) Minas Gerais: 1,2%
"Nós estamos no caminho correto, com a retomada da Transnordestina, com o ITA, com o Minha Casa Minha Vida, o Entrada Moradia, que tá ajudando a construção civil do Ceará", comentou o governador.
Quais setores puxaram o resultado?
Com um crescimento de 32%, a agropecuária se destacou no Ceará entre abril e junho. Os destaques ficam por conta da produção de milho e feijão, impulsionada pela boa quadra chuvosa deste ano no Estado.
A indústria também registrou expansão acentuada, com 9,9%, influenciada positivamente pelos segmentos de têxtil e confecção.
Já o setor de serviços, que é o mais representativo da economia local, avançou 4,4%.
Primeiro trimestre
No primeiro trimestre, a economia cearense já havia avançado 5,2%, o melhor resultado para os três primeiros meses do ano em 13 anos.