"Guerra do Delivery": Nova taxa do Ifood pega consumidores de surpresa
Cobrança silenciosa mostra falta de transparência e adiciona ainda mais pimenta no setor

De maneira silenciosa e nada transparente, o Ifood passou a cobrar, nos últimos dias, uma nova taxa fixa de R$ 0,99 para todos os pedidos realizados pela plataforma. Até os clientes do Clube Ifood, modelo de assinatura da empresa, foram impactados.
A cobrança é automática e aparece na tela de finalização da compra, sob a descrição "taxa de serviço". Anteriormente, a taxa era cobrada apenas para pedidos de baixo valor.
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A implementação da taxa foi efetuada sem comunicação direta ou ampla divulgação aos usuários - que inclusive tem criticado a empresa nas redes sociais. Para uma empresa desse porte, que detém em torno de 80% do market-share, esperava-se maior clareza na relação com o consumidor.
Já para a parceria entre Uber e Ifood, também nos últimos dias, houve anúncio com pompas e ampla divulgação.
A mudança ocorre em um momento de crescente pressão sobre o modelo de negócios dos aplicativos de entrega e o anúncio de chegada de novas empresas. O momento vem sendo chamado no mercado de "Guerra do Delivery".
Convém pontuar que o setor enfrenta desafios como o aumento dos custos operacionais, a insatisfação de entregadores com remunerações e condições de trabalho, e a busca de consumidores por alternativas com menor custo.
Mais inflação
A nova taxa, embora de valor aparentemente baixo, deverá robustecer o caixa da companhia, que opera milhões de pedidos diariamente.
Em um período de dolorosa inflação das refeições, isso também representa um repasse direto ao cliente, somando-se ao frete, à gorjeta opcional e, em alguns casos, a cobranças adicionais dos restaurantes.
O modelo de precificação do Ifood já vinha sendo alvo de críticas por sua complexidade e por eventuais discrepâncias de valores em relação aos pedidos feitos diretamente nos estabelecimentos. As comissões pagas pelos restaurantes ao aplicativo são salgadas e esses custos são repassados aos consumidores no preço final dos pratos.
Guerra do Delivery
Paralelamente, o cenário de delivery está se acirrando com a chegada de novos players poderosos que deverão abocanhar fatias hoje pertencentes ao Ifood, líder absoluto.
A 99, conhecida pelo serviço de transporte por aplicativo, anunciou no início do mês que prepara o relançamento do 99Food, com um novo posicionamento focado em preços mais baixos e melhores condições para restaurantes parceiros. A empresa confirmou testes em cidades do Sudeste e do Sul.
Empresas internacionais como Meituan, da China, podem agitar o cenário a partir de 2026.