Tempos de folia e futebol

Confira a Coluna desta quarta-feira (8)

O Brasil é o país do futebol. Pode não ser mais o país do melhor futebol do mundo, mas é, continua e continuará sendo o país do futebol. Está no berço. Está no sangue. O Brasil é também o país do Carnaval. Aí, sim, o melhor Carnaval do mundo. Há alguns anos, essas manifestações se tocavam, mas não se misturavam. Hoje se tocam e se misturam. Há folias e jogos ao mesmo tempo. Quer queiram, quer não, o sentimento do Carnaval já ocupa todos os espaços. São alegorias, referências e músicas por toda parte. “Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim”, marchinha imortalizada na voz de Carmem Miranda. Toca no rádio. 

No mesmo rádio em que o narrador dará ênfase ao jogo Ceará x Caucaia pela quarta-rodada do Campeonato Cearense de futebol. O jogo será hoje, às 20:30, no Castelão. Por momentos, o futebol abre alas para as escolas de samba, blocos e maracatus. Mas a bola continuará correndo. A missão do Ceará é a liderança do Grupo B, que dará passagem direta à fase semifinal. O Vozão é o favorito. A propósito, é nítido o progresso que o time de Vagner Mancini tem alcançado. Animou a torcida. Espantou as tensões. Mas é preciso mais, muito mais, quer em tempo de folia ou não.  

 

Mais 

 

Há jogadores que podem render mais no Ceará. Um deles é Guilherme Castilho. Desde que chegou aqui, Castilho ainda não apresentou o que tem condições de apresentar. Agora, está tendo um começo de temporada animador. Não sei a razão pela qual Castilho não conseguiu alcançar o padrão de qualidade que tem. Como tudo tem seu tempo, quem sabe agora consiga deslanchar de vez? 

 

Desafios 

 

Com o atual elenco, será possível o Ceará alcançar seu principal objetivo, ou seja, conquistar uma vaga na Série A de 2025? Pelas primeiras impressões, está patente o progresso na produção em campo. Entretanto, somente com os primeiros jogos da Série B será possível formar um juízo seguro sobre os obstáculos que o Vozão terá na segunda divisão nacional. Não será fácil. 

 

Fiscalização 

 

Os órgãos de fiscalização do trânsito devem concentrar atenções mais ostensivas no Benfica e na Gentilândia nos dias de jogos de futebol. Motoristas continuam estacionando seus carros na frente das garagens dos moradores dos dois bairros. Isso tem gerado problemas e discussões. A aplicação das sanções será fundamental, inclusive, se for o caso, rebocando os veículos. 

 

Próximo 

 

Domingo próximo, o Fortaleza fará seu segundo jogo pela Copa do Nordeste. Desta vez, enfrentará o CRB no Estádio Rei Pelé. Na estreia, o Leão ficou devendo. Sua apresentação diante do América esteve bem abaixo do esperado. Quero acreditar que tenha sido um típico dia infeliz, no qual nada deu certo. Espera-se, pois, um Fortaleza com o seu verdadeiro padrão. 

 

Adversário 

 

O Ceará fará, domingo próximo, a sua segunda apresentação pela Copa do Nordeste. Pega o Altos do Piauí no Castelão, às 16 horas. Desta vez, diferente do que aconteceu na estreia em Juazeiro na Bahia, terá as boas condições que o Castelão oferece. As precárias condições do gramado do Estádio Adauto Moraes prejudicaram a qualidade da produção alvinegra, apesar da vitória do Vozão.