Sem pânico ou assombros

O Flamengo, tido e havido como o melhor time do Brasil, estreou com derrota na Série A nacional. Perdeu em casa, em pleno Maracanã, para o Atlético-MG. A partir de agora é que se terá uma visão melhor sobre como estão os clubes. Alguns dão sinais da falta de pré-temporada. Outros, nem tanto. É normal após quatro meses de paralisação. Variadas as reações. O processo é de adaptação. Amigos, de pânico basta a Covid-19. Os insucessos iniciais, casos do Fortaleza e do Ceará, devem ser tratados com atenção, mas sem assombros exagerados. As exigências maiores estão por vir, como por vir estão os desgastes com viagens longas e jogos diante dos chamados grandes. É assim. E ainda haverá sempre a possibilidade de surpresas como a suspensão de partidas por motivos sanitários, tal como aconteceu com Goiás x São Paulo e com Treze x Imperatriz. O mundo vive um momento diferente de tudo o que já se viu. Sobre os desgastes dos jogadores, há questionamentos. Ora, foi para neutralizar os efeitos desses desgastes que se admitiu a substituição de cinco atletas. Mas parece que os efeitos disso ainda estão sob observação.

Reações

Observem que o Ceará teve crescente produção na Copa do Nordeste, da qual saiu como campeão invicto. O Sport, que da Copa do Nordeste fracassado saiu, surpreendeu com o belo primeiro tempo da vitória sobre o Ceará. Quero acreditar que essas oscilações acontecerão muito no transcorrer do certame.

Substituições

As cinco substituições, agora permitidas por jogo, são ainda motivo de observação. Parece que os próprios treinadores estão com receio de processá-las. Se de um lado trazem energia nova, oxigenação, de outro quebram a harmonia, o conjunto. É impossível mexer em meio time sem que haja o comprometimento da qualidade.

Ausência

Foi perceptível a ausência de Vinícius, o Vina, na formação do Ceará. Com ele, na Copa do Nordeste, a formulação das jogadas, a partir da transição, havia alcançado um processo de automação. Fluía de forma natural. Sem ele, a sequência orgânica deixou de existir. A importância de um jogador se faz sentir assim: por mais paradoxal que pareça, é mais visto na ausência.

O Ferroviário tem grande desafio na Série C do Campeonato Brasileiro, domingo (16), na cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará. A primeira narração que fiz fora do Ceará foi em Belém em 1967. Portanto, há 53 anos. Narrei muitos jogos de lá. Jamais vi um jogo fácil em Belém.

Na estreia da Série C do Brasileiro 2020, o Remo ganhou da Jacuipense (1 x 2). A partida foi na cidade de Riachão do Jacuípe, no interior do estado da Bahia. O Leão Azul, com um jogador a menos, venceu de virada, com gol de Eduardo Ramos, já nos acréscimos. Alerta à equipe coral.