Retomada do futebol: nem 8, nem 80

Não faz muito, eu vi dirigentes e cronistas babando, pedindo a volta do futebol. Diziam: “Se não voltar, quebra”. Voltou. Agora reclamam da maratona. Querem nem oito, nem oitenta. Tudo bem. Por enquanto, tome rodízio. Aí, o Flamengo com Arrascaeta é o Flamengo; sem Arrascaeta, é time B. Durma-se com isso. Hoje tem Copa do Brasil. O Ceará pega o Brusque lá, em Santa Catarina. O Brusque, em casa, eliminou o Sport na primeira fase (2 x 1). Na segunda fase, também em casa, o Brusque goleou (5 x 1) e eliminou o Remo. Na terceira fase, o Brusque eliminou o Brasil de Pelotas (ganhou os dois jogos por 1 a 0). Credenciou-se para enfrentar o Ceará. Observem que o Brusque fez três jogos em casa e apenas um fora, em Pelotas/RS. Já o Ceará, na primeira fase, eliminou o Bragantino/PA, com bela vitória (1 x 2), em Bragança, no Pará. Na segunda fase, o Vozão, nos pênaltis, eliminou o Oeste, em Barueri. Houve empate no tempo normal (1 x 1). Nos pênaltis, deu Ceará (2 x 4). Na terceira fase, o Ceará ganhou (1 x 0) do Vitória, na Arena Castelão, e ganhou também no Barradão (3 x 4). O Ceará fez apenas um jogo em casa. O Brusque fez três jogos em casa e um fora. A meu juízo, foram mais difíceis os desafios do Ceará. 

Quem sabe, sabe 
Ricardinho passou boa temporada no banco de reservas. Disciplinado, aceitou as condições. Respeitou com serenidade a opinião do treinador Guto Ferreira. O bom cabrito não berra. Ricardinho voltou ao time logo diante do poderoso Flamengo, na Arena Castelão. Jogou muito bem. Melhor para Guto porque sabe com quem contar na hora dos apertos da equipe de Porangabuçu nesta temporada. 

Nas entrelinhas 
Na TV Diário, André Almeida está muito bem no quadro em que mostra a movimentação tática das equipes. De forma didática e com imagens, ele confere as diferentes posturas durante o jogo. Ora marca em cima, ora sobe em velocidade; ora a distribuição na área adversária quando de bolas alçadas, ora quem fica para o rebote. Trabalho perfeito de André. 

O ponta 
No Maracanã, o ponta-esquerda Osvaldo deixou atordoado seu marcador, o chileno Isla. As melhores incursões leoninas foram com ele, que ainda mandou bola na trave. Diante do Grêmio, além do gol marcado, novamente as jogadas trabalhadas por Osvaldo foram as mais perigosas. É assim na maioria dos jogos. E ainda há quem o critique.