Ferroviário estreia na Série C nacional amanhã, às 20 horas, no Castelão. Enfrenta o Botafogo da Paraíba. A contusão séria sofrida por Felipe Macena deixa por seis meses o Ferrão sem esse ótimo jogador. Lamentável.
Por falar em Ferrão, o atacante Jardel, que atua no time master coral, foi convocado para a Seleção Brasileira Master. O chamado foi feito pelo técnico da Canarinho, o tetracampeão do Mundo Ricardo Rocha. Boa sorte Jardel.
Hoje começa a participação cearense na elite do Campeonato Brasileiro. As atuais fases do Fortaleza e do Ceará têm recebido elogios de setores das regiões Sul/Sudeste que antes viravam as costas para os Nordestinos. Essa mudança decorre exatamente do profissionalismo adotado pelos nossos clubes, a partir da gestão responsável que há produzido resposta positiva em campo. Agora vem uma situação inusitada depois de uma paralisação de quatro meses. Sair da quase inércia para disputas de alta performance é situação nunca antes vivida. Daí, as interrogações de médicos e fisiologistas sobre a resposta física dos jogadores quando forem chamados às exigências máximas. De certo modo, pelo visto, nos campeonatos estaduais e na Copa do Nordeste, já se pode ter uma ideia do que virá. Surpresa aconteceu em Pernambuco, onde o Salgueiro, time do interior, ganhou o título, deixando para trás Santa Cruz, Sport e Náutico. Outra surpresa poderá acontecer hoje na Bahia, onde o Atlético de Alagoinhas, também do interior, onde joga atualmente Magno Alves, disputa a final com o Bahia, em Salvador. Que Ceará e Fortaleza sejam as surpresas nacionais, usando de ousadia, mas fincados na realidade.
Adversário
O Ceará, com o moral elevado pela conquista do bicampeonato da Copa do Nordeste, enfrenta o Sport, que vem marcado pela eliminação no Campeonato Pernambucano e pela eliminação na Copa do Nordeste. Dois insucessos consecutivos que deixaram na bronca o torcedor do Sport. Mas é bom lembrar: esse mesmo Sport segurou o poderoso Fortaleza no tempo normal, também pelo Nordestão.
RecuperaÇÃo
A imagem do Fortaleza saiu arranhada da Copa do Nordeste. Não apenas por ter sido eliminado pelo maior rival, mas pela produção abaixo do esperado. O Tricolor de Aço não foi bem no jogo com o Sport (empate no tempo normal) e nem no jogo em que foi derrotado pelo Ceará. Tempo agora é de recuperação.
Campanha
O Leão de Aço do Pici tem a oportunidade de começar a reabilitação hoje diante do Athletico-PR. A propósito, na quarta-feira, dia 5, o Athletico conquistou o tricampeonato paranaense, impondo duas derrotas ao Coritiba na fase decisiva. Nikão, ex-Ceará, marcou o gol da virada, o do título. Dorival Junior, ex-técnico do Fortaleza, comanda o Athletico.