Favoritos, zebrinhas e demissão na primeira rodada

Confira a coluna desta segunda-feira (22)

Legenda: O Maracanã surpreendeu o Ceará no PV e empatou em 1 a 1
Foto: FABIANE DE PAULA / SVM

Dei uma geral nos campeonatos estaduais pelo Brasil. Gostei. Não obstante tanta concorrência, os certames estaduais continuam resistindo. Apesar do espaço espremido que o calendário da CBF lhes reservou, conseguem romper o tempo. O público foi bom, até porque havia transmissão ao vivo pela televisão. Uma zebrinha deu o ar de sua graça no certame Gaúcho: o Caxias surpreendeu o Grêmio e ganhou (2 x 1). Aqui, uma outra zebrinha também deu o ar da sua graça: o Floresta aplicou 3 a 1 no Ferroviário. Somente com o passar dos dias será possível saber verdadeiramente quem é quem nestes embrionários certames.

Quando vi o Fortaleza completo em campo, lembrei que ali estava um time da Série A nacional. E se dispôs a buscar no certame o que a sua torcida tanto espera: o hexacampeonato. O Leão assumiu a postura superior. Não precisou imprimir um ritmo intenso para garantir a vitória. O Horizonte fez o que estava ao seu alcance. Levou azar ao sofrer o gol contra de Léo Ceará, exatamente quando resistia bravamente. O segundo gol do Fortaleza veio por acréscimo. As equipes ainda estão se estudando. Como o certame é do tipo tiro curto, quem mais rápido se ajustar, mais chances terá. 

 

Destaque 

 

O jovem Kervin Andrade, meia do Fortaleza, foi o destaque desta rodada inaugural do Campeonato Cearense. Marcou com muita categoria o segundo gol do Leão. O garoto se mostrou tão à vontade que parecia um veterano entre amigos. Joga como quem tem autoridade e sabe o que faz. Mas cuidado para o atleta não se deixar contaminar pelos elogios fartos. 

 

É assim 

 

Quando o jogador tem talento, não precisa de um campeonato inteiro para se estabelecer. Pouco importa também a idade. Logo faz acontecer. Kervin provou que tem personalidade. Jogou com a naturalidade de quem brinca com a bola nos campos de várzea. Para ele não existe peso de camisa nem outro entrave qualquer.  

 

Sem contemplação 

 

O técnico do Ferroviário, Matheus Costa, foi o primeiro a ser demitido no Brasil em 2024. Pelo menos que eu saiba. Se outro treinador caiu antes, desconheço. Matheus entrou em desgraça após a eliminação coral na pré-Copa do Nordeste, quando da derrota nos pênaltis para o Asa de Arapiraca em pleno PV. A derrota para o Floresta o derrubou de vez. 

 

Diferença 

 

A verdade é que, após a saída do técnico Paulinho Kobayashi e de alguns outros do elenco, o Ferroviário não mais apresentou o futebol convincente que o fez pela segunda vez campeão da Série D nacional. Isso já ficara provado nos dois amistosos preparatórios, ou seja, na magra vitória sobre o Potiguar (1 x 0) e no empate com o Horizonte (1 x 1). 

 

Conclusão e expectativa 

 

Hoje, às 20 horas, no Estádio Raimundo de Oliveira Filho (Raimundão), a primeira rodada do Campeonato Cearense será concluída com Caucaia x Barbalha. Aí se terá um painel completo de todas as equipes que disputam o certame. A expectativa fica agora para Ceará x Floresta no próximo sábado no PV e Barbalha x Fortaleza no próximo domingo no Romeirão em Juazeiro do Norte.