A luta pela primeira vitória

Mais uma vez o Bahia. Não faz muito, em pleno Estádio Pituaçu, na cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos (assim era chamada a cidade nos primeiros tempos), o Ceará conquistou a Copa do Nordeste. Ganhou do Bahia duas vezes. Passou. Agora é Série A do Campeonato Brasileiro. O Bahia melhorou. Cresceu. Está no G-4. O Ceará desonerou. Está na zona de rebaixamento. São as reviravoltas do futebol. Amanhã, na Arena Castelão, o Alvinegro de Porangabuçu clamará por uma vitória. Precisa dela para restaurar a confiança. A ausência de triunfo traz complexo de inferioridade. E a pressão leva a erros que, em outra situação, não aconteceriam. O Ceará sofreu dois duros castigos porque não foi letal nas conclusões. Assim, em Belo Horizonte, quando Clebão perdeu a chance do empate. Lance seguinte, no contra-ataque, o Atlético/MG matou o jogo assinalando o segundo gol. Assim, na Arena Castelão, diante do Vasco da Gama, quando Rafael Sóbis perdeu a chance que seria o gol de empate. Aí, o Vasco ligou contra-ataque rápido e matou o jogo, marcando o segundo gol. Depois ainda veio o terceiro também de contra-ataque. Se hoje tiver mais um tropeço do Vozão na Série A do Brasileiro, serão cinco rodadas sem vitória - imprevisível o desfecho daí decorrente.

Está perdoado

O zagueiro Luiz Otávio foi alvo de muitas críticas motivadas pelo seu grave erro, ou seja, o lance que ensejou o primeiro gol do Vasco da Gama. Sim, mas não é por isso que será crucificado como malfeitor. Luiz Otávio tem crédito. É profissional sério, cumpridor de suas obrigações. Merece, sim, a compreensão de todos. Muitas vezes, foi ele quem salvou o Alvinegro em partidas difíceis.

Calma, gente

Mateus Gonçalves e Vitor Jacaré precisam pensar mais e correr menos. Velocidade tem o momento certo para ser empregada. Há instantes em que a inteligência pode resolver com lentidão o que a pressa costuma estragar. Um pouco de reflexão pode fazer de Mateus e Jacaré dois atletas úteis para o técnico Guto Ferreira, que tenta acertar o Vovô. Calma, gente. Calma.

Surpresa grande

Fazia anos eu não via o que estou vendo agora na Série A nacional: o Vasco da Gama líder absoluto e o Flamengo na zona de rebaixamento. E mais: o Vasco com um jogo a menos que os concorrentes do G-4. Começo muito bom do time. Mas, pelo que vi na Arena Castelão, não dá ainda para avaliar o que o Vasco será capaz de fazer ao longo da competição.

Hoje, o Ferroviário enfrentará o Vila Nova, atual vice-líder do Grupo A da Série C. Em caso de vitória, o Ferrão poderá até assumir a liderança, desde que Remo e Santa Cruz não vençam os jogos que terão respectivamente contra Imperatriz e Botafogo/PB.

No Vila Nova está o meia argentino, Biancucchi, que atuou pelo Ceará em 2016. O Vila empatou com o Manaus na estreia e derrotou (2 x 0) o Paysandu na rodada passada. Bom momento para a reabilitação coral.