'Wandinha', da Netflix, chega com 2ª temporada madura e muito mais da Família Addams; veja resenha
Primeira parte dos episódios do novo ano da série foram lançados nesta quarta-feira (6)
Mais de dois anos se passaram desde a febre de 'Wandinha' nas redes sociais. No lançamento da primeira temporada, a história da personagem famosa da Família Addams virou sucesso da Netflix sem muito esforço, rendeu centenas de produtos inspirados e ainda conquistou um público inesperado: o infantil. Agora, o lançamento da primeira parte da 2ª temporada, oficialmente nesta quarta (6), veio cheio de expectativa, mas com ares distintos.
A primeira entre essas diferenças fica nítida no espaço concedido à Família Addams. Enquanto na primeira temporada os integrantes da família meio “macabra” surgiam brevemente entre uma história e outra da protagonista, agora eles estão bem mais presentes e esse, eu diria, é um dos principais acertos destes novos episódios.
Veja também
O foco agora é o retorno de Wandinha para a Escola Nunca Mais, dessa vez com um novo perseguidor no encalço. A história da primeira temporada é quase dada como encerrada, abrindo espaço para os dramas familiares da personagem e, claro, para os novos temas sobrenaturais. Será que vai ser possível replicar todo o sucesso?
Um pouco mais sombria
Após o lançamento da primeira temporada, em 2022, não faltaram críticas ao tom escolhido pela Netflix para divulgar a obra. Boatos até deram conta do desconforto de Jenna Ortega em relação aos aspectos mais infantilizados do primeiro ano.
A segunda parece, de certa forma, buscar um contraponto nesse sentido. A direção de Tim Burton parece mais ambientada ao clássico da Família Addams e consegue criar um universo ainda mais fantasmagórico que nos primeiros episódios, por exemplo.
Veja o trailer da 2ª temporada:
O material de divulgação já adiantava um pouco da singela mudança. Os primeiros quatro episódios da nova temporada corroboram com isso, trazendo uma sonoridade mais sombria e cenários ainda mais melancólicos, com Jenna Ortega aparentando um controle mais certeiro da personagem que interpreta.
Família Addams no centro
Outro ponto positivo, como já citamos por aqui, é o resgate da Família Addams no centro da história. Morticia, Gomez, Feioso e Tropeço, por exemplo, se tornam mais recorrentes na história e crescem, tanto em peso como em aspectos narrativos, o arco de Wandinha.
A relação entre mãe e filha, nesse sentido, também é outro ponto alto, vale dizer. Ainda que continue em um tom bastante jovial, 'Wandinha' aposta também em temas mais sérios, como as relações familiares, e consegue, ao menos nessa primeira parte, um ano já superior ao primeiro.
O balanço de tudo, obviamente, deve vir com o restante da temporada, mas o saldo já é mais do que positivo.